Bem-Estar Animal
Animais são castrados pela Prefeitura nesta quarta-feira (4)
Atendimento acontece na Estação Cidadania através de agendamento prévio com os tutores. As castrações são financiadas pelo Ministério Público
Última atualização: 04/09/2024 16:53
A Secretaria Municipal de Bem-Estar começou a castrar os animais inscritos na terça-feira (3), na Estação Cidadania, em Canoas. Foram 1.000 vagas preenchidas na última sexta-feira (30) através do site da Prefeitura. Os animais castrados receberam chip, medicamentos para o pós-operatório e cone.
Nesta quarta-feira (4), foi a vez da gata Amora, 9 meses, receber o atendimento. Segundo a tutora, a cozinheira Roseane da Rosa, 54 anos, a castração foi tranquila. "Já estávamos pesquisando há tempos para castrar. Aí a gente inscreveu ela e já me ligaram logo após o 12h".
O Gigante, cachorro de 8 anos, também foi inscrito para receber a castração. "A gente já queria ter castrado ele antes, mas não tínhamos condições", contou a tutora, a estudante universitária Gisele Brandão, 38 anos.
Na hora do atendimento, o animal é avaliado para saber se tem idade e condição de receber a castração. O tempo de recuperação dos animais varia entre 15 e 30 dias. As inscrições foram abertas na última sexta-feira (30) para o preenchimento de 1.000 vagas, priorizando os bairros afetados pelas enchentes. O atendimento foi agendado junto com aos tutores e termina na sexta-feira (6).
De acordo com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, as castrações foram custeadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, parceiro da ação junto com o Governo do Estado e o Grupo de Resposta aos Animais em Desastres (GRAD). Os recursos são do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Na hora do atendimento, o animal é avaliado para saber se tem idade e condição de receber a castração.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
"Faz parte das medidas de apoio no pós-enchente", ressaltou a secretária. "Mais de 19 mil animais foram resgatados, com ou sem tutor. Cerca de 900 animais ainda estão em abrigos esperando adoção", comentou Fabiane Borba. A castração ajuda no controle populacional e na prevenção de doenças entre os cães e gatos.
As castrações são organizadas com frequência pela Prefeitura e divulgadas no site. De acordo com o órgão municipal, elas costumam acontecer na própria Secretaria, localizada na Av. Boqueirão, 1986, mas dessa vez a Estação Cidadania, na Av. Rio Grande do Sul, 3320, para ficar mais próximo dos moradores.
Para as tutoras Roseane e Gisele, a ação é bem-vinda já que muitos animais precisam. "Deveria ser sempre. Essa função de ter cachorros nas ruas só vai terminar com a castração", afirmou a universitária.