abc+

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Alunos são agentes de trânsito mirins por um dia para conscientizar motoristas

Ação acontece na semana do Dia das Crianças e busca educar sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos

Publicado em: 09/10/2024 às 14h:22 Última atualização: 09/10/2024 às 16h:01
Publicidade

Estudantes de 5 e 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pé de Moleque, localizada na Rua José Danilo Menezes, 120, Olaria, se transformaram em agentes de trânsito mirins na manhã desta quarta-feira (9). A Oficina do Pequeno Agente faz parte do projeto Ruas de Brincar e busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a necessidade de um trânsito mais seguro.

Os alunos, cada um com seu crachá, distribuíram panfletos aos motoristas que passavam pela Rua Gildo de Freitas, próxima à escola. As crianças estavam acompanhadas dos adultos responsáveis pelo projeto.

Estudantes de 5 a 6 anos EMEI Pé de Moleque se transformaram em agentes de trânsito mirins para conscientizar motoristas



Estudantes de 5 a 6 anos EMEI Pé de Moleque se transformaram em agentes de trânsito mirins para conscientizar motoristas

Foto: Nicole Goulart/Especial

Os panfletos eram desenhos feitos pelas crianças em uma oficina com alunos da UniRitter que integram o projeto Ruas de Brincar. “Eu desenhei uma sinaleira”, afirmou Caique dos Santos Silva, 5 anos.

Os alunos relembraram nos desenhos o que foi aprendido na ação educacional da Unidade de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). “Não pode usar o celular no carro e tem que olhar para os dois lados”, lembrou Natália Farias Lima, 6 anos, sobre o que aprendeu.

No trecho da Rua Gildo de Freitas próximo à escola, os agentes de trânsito posicionaram cones para direcionar alguns carros para participarem da ação. Os adultos conduziram as crianças até os carros para a entrega dos desenhos aos motoristas.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

“Foi legal”, contou a aluna Isadora Fonseca Gonçalves, 6 anos, após entregar o panfleto. “Foi muito divertido”, declarou Natália Farias Lima, 6 anos, que desenhou uma árvore e as ruas no seu panfleto.

A ação acontece na semana do Dia das Crianças. De acordo com o projeto, a atividade tem como objetivo conscientizar sobre a importância de um trânsito mais seguro, principalmente em áreas escolares.

A Oficina Pequeno Agente faz parte do projeto Ruas de Brincar que é voltada para a primeira infância



A Oficina Pequeno Agente faz parte do projeto Ruas de Brincar que é voltada para a primeira infância

Foto: Nicole Goulart/Especial

O projeto Ruas de Brincar é uma iniciativa da extensão universitária do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Canoas, coordenado pela professora Raquel Daroda em parceria com a SMTM, Global Designing Cities Initiative e Urban95. O projeto busca propor melhorias no trânsito e nos espaços públicos a partir da Política Municipal pela Primeira Infância.

Segundo a professora Raquel Daroda, a ação dos agentes mirins buscou envolver as crianças na conscientização mais amigáveis e confiáveis. “Como o nosso olhar é para a infância, nós tínhamos que envolver eles. Faz parte da ideia do projeto de extensão”, explicou.

“Nós esperamos que os motoristas que receberem os panfletos repensem o seu comportamento no trânsito”, completou.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

A expectativa da professora é compartilhada pelo agente de trânsito e coordenador da Unidade de Educação, Maico Rufatto. “É fundamental a participação das crianças porque elas mexem muito com os adultos. Tem um impacto a criança entregar seu próprio desenho ao condutor”, comentou.

Em setembro, foi a vez dos adultos da comunidade entorno da Emei Pé de Moleque participaram da Oficina Andante, também do projeto Ruas de Brincar. Na ação, os adultos percorreram um trajeto de ida e volta da escola até a praça ao lado da Unidade de Saúde São Vicente, utilizando um periscópio para simular como as crianças enxergam o trânsito. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade