Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth, localizada na Avenida 17 de Abril, 430, no bairro Guajuviras, participaram de uma oficina de artes na manhã desta segunda-feira (30). A atividade foi oferecida pelo projeto Estância da Arte e ministrada pela artista plástica e arte-educadora Klau Brentano. Esta é a primeira vez que a cidade é contemplada com a oficina.
As 32 crianças confeccionaram um chaveiro de cavalo feito de tecido. Os materiais foram fornecidos em um kit com o cavalo de feltro já costurado, espuma para preencher a peça, palito e argola para o chaveiro. Após a montagem, os alunos decoraram os cavalos.
O estudante Mickael Tosetto Ferreira, 11 anos, estava animado com a atividade. “Muito legal fazer porque é uma coisa gaúcha”, afirmou enquanto montava o chaveiro.
Junto do Mickael, estava a Isadora Arce, 9 anos, e o Lucas Martins Ramos, 12 anos, também entretidos com a montagem. “Achei fofo o cavalo. Gosto da ideia porque é uma coisa diferente do que fazemos”, declarou Isadora. “E vamos ficar com ele depois”, destacou Lucas, concordando com os colegas.
O objetivo da oficina é fomentar a cultural regional a partir de uma dinâmica de aula diferenciada, conforme explicou a artista Klau Brentano. “Nós damos o caminho, mas a riqueza está no que eles trazem. É uma troca”, comentou.
A professora de Artes da EMEF Erna Würth, Fabiana Jardim, também estava animada com a oficina. “Para eles faz toda a diferença ter uma atividade assim. A realidade da comunidade tem uma pobreza cultural e é muito difícil ter alguém de fora. Então, é legal para eles ter essas vivências”, afirmou. Na parte da tarde, será a vez da turma do 3º ano confeccionar os chaveiros.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
As oficinas fazem parte do projeto Estância da Arte, que monta uma exposição durante a Expointer há 5 anos. Após o evento, são oferecidas oficinas em escolas indicadas pelos patrocinadores desde 2022. Este ano, a atividade escolhida foi a montagem do chaveiro em homenagem ao cavalo crioulo – patrimônio cultura do Estado desde 2002 – e ao cavalo Caramelo, que foi conhecido durante as enchentes de maio.
“Nós até estávamos pensando em outra oficina, mas teve apelo e demanda de tudo o que aconteceu, nós nos inspiramos nessas duas figuras”, explicou a artista. O kit foi montado pela Klau junto com um grupo de artesãs que fazem parte do projeto.
Ao todo, foram 10 oficinas em Camaquã, Porto Alegre, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Gravataí e Capivari do Sul realizadas desde o dia 17 de setembro. Canoas participou pela primeira vez do projeto e foi a última cidade no itinerário a receber a oficina.
LEIA TAMBÉM