abc+

Evento no shopping

Alunos aprendem a fazer biscoito em feira de Canoas

Aula foi ministrada por professores do IFRS durante ChocolaTCHÊ. Evento reúne nomes do mercado de confeitaria artesanal

Publicado em: 11/09/2024 às 12h:21 Última atualização: 11/09/2024 às 12h:25
Publicidade

Alunos do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, da Restinga, em Porto Alegre, e da APAE Porto Alegre tiveram aula de confeitaria com professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no ParkShopping Canoas nesta terça-feira (10). A atividade fez parte da ação social da feira de confeitaria artesanal ChocolaTCHÊ.

 Jovens de entidades aprenderam na prática como fazer a massa para o biscoito de natal



Jovens de entidades aprenderam na prática como fazer a massa para o biscoito de natal

Foto: Paulo Pires/GES

Os jovens aprenderam a massa do biscoito de natal. A aula foi ministrada pela professora Andrea Schumacher, do IFRS Porto Alegre, junto com seus alunos da turma de Pastifício e Biscoitaria do instituto. Um deles é o estudante de panificação e confeitaria, João Gazzoni, 60 anos, que explicou que a ideia da aula é proporcionar o conhecimento para serem utilizados no dia a dia. “Colocar o jovem no mercado de trabalho, no empreendedorismo”, afirmou.

A escolha da receita foi estratégica. “A massa é a base para todos os tipos de doce. É uma massa leve e amanteigada. E o açúcar ajuda na conservação. É um biscoito que dura”, explicou João. A professora Andrea explicou todo o processo da receita e a importância de cada ingrediente.

 João Gazzoni, estudante do IFRS, ajudou na organização



João Gazzoni, estudante do IFRS, ajudou na organização

Foto: Paulo Pires/GES

Esta é a segunda vez que os alunos do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, uma Organização da Social Civil (OSC), foram convidados para participar da aula pela organização do evento. “Eles participaram ano passado e aprenderam a fazer pasta americana”, contou a coordenadora do projeto no centro, Regina Luísa Rodrigues Orio.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O centro é um serviço de convivência e oferece uma formação em confeitaria/padaria. Segundo a coordenadora, os alunos participam todo ano de uma competição de torta. “Ano passado, a torta vencedora foi feita com pasta americana. A aluna aprendeu a fazer aqui [na aula da feira]”, comentou.

A co-fundadora do Instituto Sul Doce, Mariane Rehm, destaca o tipo de aula oferecida. “O diferencial é a aula mão na massa, não uma aula demonstrativa. Os alunos aprenderam na prática”, ressaltou. “As pessoas já saem sabendo fazer e podendo vender”, completou a empresária.

Últimas horas de feira

A segunda edição da ChocolaTCHÊ encerra as suas atividades na noite desta quarta-feira (11). Ao longo do dia, palestras e painéis sobre empreendedorismo e tendências serão oferecidas por grande nomes do mercado nacional e local. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento. Confira a programação: 

10 horas – Abertura do Credenciamento

10h30 – Palestra “Gestão 360º da Confeitaria” com o Chef Rodney Caco

11h30 – Palestra “Presença Profissional no Digital: Passos para vencer o amadorismo” com Marina Berleze da Tua Vitrine

14 horas – Painel “O sucesso não acontece sem superar barreiras” com Bibiana Loureiro, daConsuelas Brownies; Bruna Longaray, CEO da Bruna Trufas, e mediação de Silvia Rachewsky, gerente Comercial e MKT do Shopping Total.

16 horas – Palestra “Produto e experiência: Como provocar sentidos e sabores” com Cilaine Rodrigues, a Ci da Docis

18 horas – Palestra “Ontem virou hoje e o hoje já é passado” com Tábata Romero, jornalista, confeiteira e caçadora de tendências

20 horas – Encerramento

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade