Iniciativa

AJUDA QUE VEIO DE LONGE: Tem panelão de comida goiano saciando a fome em Canoas

Deputado Estadual em Goiás, Gugu Nader recebeu chamamento dos bombeiros e já serviu 25 mil refeições aos desalojados que vivem no Mato Grande

Publicado em: 22/05/2024 15:26
Última atualização: 22/05/2024 15:27

Trabalhador autônomo, Volmar Vieira, 55 anos, está há 20 dias longe de casa devido à inundação. Faminto, o morador de Canoas ouviu falar de uma panela gigante de comida no bairro Mato Grande.

Gugu Nader cozinha ele mesmo no enorme panelão, cuja estrutura no Mato Grande está servido a quem tem fome Foto: Paulo Pires/GES

“Cheguei aqui para ver se não era mentira e me impressionei com o tamanho da panela”, explica. “Comi e repeti e, enquanto não conseguir voltar para casa, vou continuar vindo, porque a comida é de graça e muito boa”.

O tal panelão é iniciativa do deputado estadual Gugu Nader, que criou o projeto social "Panelão do Gugu" em Goiás e respondeu a um chamamento do Corpo de Bombeiros goiano que veio auxiliar nos resgates em Canoas.

“O Panelão do Gugu é um projeto social que atende a quem mais precisa”, explica o político. “Vim para o Rio Grande do Sul porque os bombeiros que estão aqui me chamaram. Eles disseram que não tem nenhum outro lugar do Brasil que está precisando tanto". 

Já são cinco dias servindo refeições, segundo o auxiliar de cozinha Aldo Rocha. Ele aponta cinco mil pratos servidos por dia. São 400 kg de arroz, 250 kg de carne, 250 kg de calabresa e 100 kg de bacon, inseridos na gigantesca panela.

“O problema é que a comida que veio de Goiás está acabando”, avisa. “Precisamos de doações para continuar cozinhando e garantindo uma grande quantidade de refeições”.

Conforme Gugu, a ideia é continuar servindo pratos em Canoas enquanto as pessoas necessitarem. O goiano menciona que o acolhimento que recebeu da população da cidade é algo que não vai esquecer.

“As pessoas entenderam que estamos aqui só para ajudar e devolvem um enorme carinho a cada prato de comida servido”, ressalta. “Já me chamaram em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Eldorado do Sul, mas por enquanto sigo em Canoas”, afirma.

Na fila para comer na manhã desta quarta-feira (22), o aposentado Gilmar Gonçalo, 67 anos, disse ter sido um dos primeiros voluntários a auxiliar na montagem do panelão em frente a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Ajudei a catar lenha e a ferver o primeiro panelão que fizeram”, conta. “Três horas depois e a comida estava servida. Foi uma emoção muito grande poder ajudar". 

Interessados em colaborar com o Panelão do Gugu com doações podem entrar em contato pelo número (51)97400-7594. Quem preferir, pode se dirigir ao endereço onde foi instalado o Panelão do Gugu, na Rua Santo Antônio 465, no bairro Mato Grande.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas