GESTÃO 2025/2028

Airton Souza, Rodrigo Busato e 21 vereadores são empossados em Canoas

Solenidade no Teatro Sesc contou a presença de autoridades políticas e familiares dos parlamentares

Publicado em: 01/01/2025 21:58
Última atualização: 01/01/2025 21:59

O novo prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), tomou posse nesta quarta-feira (1º), dando início ao seu primeiro governo na cidade. Eleito com 75.688 dos votos válidos (52,12%), Airton e o vice-prefeito, Rodrigo Busato (União Brasil), e mais 21 vereadores participaram da cerimônia que marca o começo efetivo da gestão 2025/2028. O ato solene, que ocorreu no teatro do Sesc Canoas, contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e familiares dos eleitos.

Airton Souza reforçou promessas de campanha durante o discurso de posse Foto: Paulo Pires/GES

Em seu discurso de posse, Airton reforçou prioridades e compromissos assumidos durante a campanha.

"Será preciso uma reforma profunda no sistema de saúde. Tudo isso para zerar filas, ampliar a oferta e a qualidade dos serviços. Vamos proteger a cidade das enchentes. São cenas que jamais podem se repetir. Vamos continuar a articulação para a obtenção de recursos estaduais e federais para executar as obras do cinturão de diques. A manutenção das casas de bomba e do sistema de drenagem é outro ponto crucial", destacou.

A educação e outras áreas também foram citadas. "Sabemos que precisamos dar fim às filas nas creches e qualificar a educação básica. Garantir segurança às famílias, em especial às crianças e às mulheres vítimas de violência. Estamos cientes da magnitude dessa missão. E vamos executá-la com muito carinho, com muita determinação e com muito respeito", disse.

Após a posse, um cerimonial foi realizado em frente ao Paço Municipal. O ato solene comandado pelo prefeito e vice reuniu o secretariado do novo governo, autoridades e centenas de apoiadores.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito Rodrigo Busato agradeceu aos familiares, amigos e eleitores. Emocionado, o político também enfatizou os desafios da gestão pelos próximos quatro anos.

 "Temos muitos problemas para enfrentar na área da saúde, educação e reconstrução da cidade, por exemplo. Contra fatos, não há argumentos. Vimos a realidade dos hospitais com falta de insumos e medicamentos. O nosso governo, em conjunto com os 21 vereadores, será baseado em diálogo e ações efetivas para os problemas da nossa Canoas", ressaltou.

Ao fim do discurso, o vice-prefeito enalteceu a parceria com Airton.

Nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

A cerimônia de posse também contou com a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Canoas. Por indicação e votação unânime os escolhidos foram os parlamentares Eric Douglas (União Brasil) para presidente, Aloísio Bamberg (PSDB) para 1º Vice-presidente, Leandro Moreira (PRD) para 2º Vice-presidente, Alexandre Gonçalves (PDT) para 1º Secretário e Jonas Dalagna (Progressistas) para 2º Secretário.

Vereadores empossados para a gestão 2025/2028 Foto: Paulo Pires/GES

Uma sessão extraordinária será realizada nesta quinta-feira (2). Os 21 vereadores se reunirão para votar dois projetos enviados pelo Executivo, a prorrogação do desconto do IPTU e da gratuidade da passagem de ônibus.

Única mulher na Câmara de Vereadores

Após 31 anos dedicados ao magistério e mais três trabalhando como subprefeita do bairro Niterói, a professora Neuza Martins Rufatto (PSD) garantiu o posto de ser a única mulher eleita para o Legislativo de Canoas.

Com 1.582 votos, a nova parlamentar eleita defende que caberá a ela ser a única voz da força feminina no plenário canoense. A campanha da vereadora foi embasada na "força feminina que Canoas precisa".

"Em Canoas, 53% do eleitorado é feminino. Deveríamos ter mais mulheres representando a cidade. É uma enorme conquista ter sido eleita. Vou trabalhar para dar voz a todos e ampliar a participação das mulheres", completou.

Vereador mais votado

O mais votado candidato a um cargo na Câmara de Vereadores, o vereador reeleito Eric Douglas "Fera" (União Brasil) garantiu 6.686 votos.

Aos 41 anos, o vereador é morador do bairro Mathias Velho. Embora o parlamentar tenha sido eleito antes em 2016 e 2020 pelo partido PTB, acrescentou popularidade, graças ao protagonismo durante o período das cheias.

"Quero contar com todos, para fazer uma gestão coletiva e dedicada ao povo de Canoas. Meu gabinete estará aberto para dialogar e trabalhar em conjunto, tanto com os parlamentares quanto com o Executivo municipal. Quero também reforçar o compromisso com a reconstrução do município após os desafios enfrentados nos últimos anos", prometeu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas