Neste fim de semana ocorre a 1ª Copa Internacional Pedro Beber de Futebol de Cegos. O evento em homenagem ao ex-presidente e co-fundador da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) será disputado nos dias 18 e 19 de março a partir das 9 horas, no Centro Esportivo São Luiz, localizado na Rua Engenheiro Rebouças, 1000. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
A competição reunirá, além da Agafuc, mais duas equipes, Acergs (Porto Alegre) e Fortaleza (Peru). No sábado (18) às 9 horas ocorre a abertura do torneio, uma homenagem especial para Pedro Beber será feita. “Vamos entregar para a ex-esposa e a filha alguns itens em tributo ao nosso saudoso Pedro”, destaca o treinador da Agafuc, Rafael Astrada.
Os jogos serão na modalidade “todos contra todos”. Partidas no turno da manhã: Agafuc x Acergs, segunda: Agafuc x Fortaleza. No turno da tarde: Acergs x Fortaleza.
“Teríamos mais um time, a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal, porém por questões de deslocamento não foi possível participarem”, salienta Astrada.
Classificam-se para disputar a final no domingo (19), a partir das 9 horas, as equipes que fizerem a maior pontuação por meio do saldo de gols. Serão premiados com troféu o melhor goleiro e o artilheiro da competição.
As equipes receberão troféus de acordo com a colocação final no torneio.
“Será uma grande celebração por tudo que o Pedro fez e foi para a Agafuc, ele deixou uma estrutura e um legado no futebol de cegos, sempre será referência.”
LEIA TAMBÉM
Homenagem e saudade
O melhor jogador da modalidade do mundo, Ricardinho Alves e amigo pessoal de Pedro, está com a participação confirmada na competição. O atleta da Agafuc e da seleção brasileira de futebol de cegos fala sobre a relação de amizade que tinha com Pedro. “Ele foi como um pai para mim e foi um homem que revolucionou o futebol de cegos no Brasil e quando se fala em clube, ele fez algo inédito, montou uma estrutura na Agafuc que não existia nem no Brasil e nem no exterior. Será muito emocionante para todos nós fazer parte dessa grande homenagem”, afirma Ricardinho.
Pedro Beber faleceu aos 62 anos, no dia 3 de setembro de 2022. “Ele fez, faz e continuará fazendo falta. Sentimos muito a sua perda. Ano passado ainda era tudo muito recente, não perdíamos desde 2017. Ficamos em terceiro lugar no Brasileiro”, conta o treinador da Agafuc. “O que nos conforta é que o Pedro faleceu contente com o time, pois havíamos sido campeões do Regional Sul/Sudeste com a equipe.”
- Categorias
- Tags