A Defesa Civil e a Sala de Situação do Rio Grande do Sul monitoram o avanço de uma nova frente fria, que trará o retorno das chuvas no final de semana. Entre os dias 15 e 18 de junho, os acumulados de chuva devem ser de 70 a 120mm na região das Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, em Porto Alegre, na região Metropolitana e Litoral Norte.
Há um novo bloqueio atmosférico no centro do Brasil, que deve provocar frentes frias e instabilidade no Sul.
De acordo com a Sala de Situação, na sexta-feira (14), a chuva começa no extremo sul do Estado. No sábado, a instabilidade toma conta do Rio Grande do Sul, trazendo a possibilidade de temporais com descargas elétricas, granizo e rajadas de vento.
No domingo, a chuva se intensifica. O acumulado do dia deve ficar entre 60 e 90mm na região Norte do Estado, que vai das Missões até a região Nordeste. Na região metropolitana, o volume de precipitações não deve ser tão elevado no domingo. em Porto Alegre, região Metropolitana, Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75 mm.
A Defesa Civil do RS afirma estar articulando ações de prevenção junto às prefeituras, para realizar manutenção e limpeza nas cidades e permitir a vazão das próximas chuvas. Há orientação de que os municípios verifiquem áreas de risco propensas a movimento de massa, para que medidas de segurança sejam implementadas.
LEIA TAMBÉM