LIXO
Ações de limpeza após o temporal estão focadas nas escolas
Equipes do Choque de Limpeza retiraram das ruas 1.102 toneladas de resto de materiais originados pelos fortes ventos
Última atualização: 10/02/2024 17:39
O trabalho das equipes da Prefeitura de Canoas na limpeza da cidade para recuperar os danos do temporal continua, apesar do foco do trabalho nos últimos dias estar nas escolas, que voltarão às atividades no próximo dia 19. Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, as equipes do Choque de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos retiraram das ruas 1.102 toneladas de resto de materiais originados pelos fortes ventos. O número não inclui o recolhimento realizados por meio das subprefeituras.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Lucas Garlet, desde o temporal que assolou a cidade, uma força-tarefa foi mobilizada entre as secretarias e subprefeituras de Canoas para agilizar a recuperação e minimizar os impactos causados. O foco principal tem sido a limpeza e o corte de árvores, muitas das quais caíram sobre residências e vias, impedindo o acesso de veículos.
Garlet enfatiza que o trabalho não parou em nenhum momento e que a força-tarefa continua ativa, mesmo durante o feriado. Os esforços estão direcionados para escolas e ecopontos. “As escolas tornaram-se uma prioridade devido à iminente volta às aulas. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente agradável e seguro para que os alunos retornem de maneira adequada. Além disso, os ecopontos estão recebendo atenção especial, pois são os locais designados para o descarte regular de resíduos pelos munícipes”, declarou.
O secretário informa que a equipe reconhece que há diversos locais que necessitam de ações de limpeza e recolhimento e que os profissionais estão monitorando de perto essas áreas. “Assim que concluirmos as ações nos locais prioritários, estenderemos nossas atividades conforme um padrão estabelecido pela Coordenação de Limpeza Urbana”.
Trabalho continua no feriadão
O mutirão deste sábado (10) teve início pela manhã e se estendeu até o final da tarde, concentrando esforços na poda de árvores, remoção de galhos e limpezas interna e externa das instituições de ensino. Estes trabalhos visam não apenas a restauração estrutural, mas também a garantia da segurança e bem-estar dos estudantes e profissionais que frequentam essas escolas. A ação segue na segunda-feira (12) e terça-feira (13).
O diretor do Choque de Limpeza, Giordano Tamagno, salienta que a força-tarefa conta com equipes de trabalho reforçadas, para assim darem uma maior efetividade no serviço. “A previsão é que a força-tarefa seja concluída antes do início do ano letivo”.
O esforço conjunto para preparar os prédios para a volta às aulas envolve equipes das pastas da Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.