SOLIDARIEDADE

Ação realiza entrega de colchões e fraldas no bairro Fátima

Grupo Mulheres Voluntárias distribuiu donativos para atingidos pela enchente de maio

Publicado em: 06/11/2024 18:22
Última atualização: 06/11/2024 18:28

Criada durante a enchente de maio, em Canoas, a iniciativa Mulheres Voluntárias permanece atuando em prol da população. O grupo, que hoje possui oito integrantes, realizou nesta quarta-feira (6) a entrega de 80 colchões e 200 pacotes de fraldas, no bairro Fátima.

Neusa Souza comemorou o recebimento das doações Foto: Paulo Pires/GES

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

A ação promovida na Rua Rui Barbosa, 660, reuniu dezenas de pessoas atingidas pela inundação, que completou seis meses durante esta semana. Moradora da região, a cabeleireira Neusa Souza da Silva, 68 anos, retirou um colchão e dois pacotes de fralda para os netos.

"Perdi tudo na enchente. Sigo me recuperando. Minha casa e o pequeno salão de beleza que tinha ficaram quase um mês debaixo d'água. Sem as doações, não conseguiria continuar. Até as roupas que estou vestindo foram donativos", frisa a idosa.

Para Neusa, projetos como o Mulheres Voluntárias possuem uma dupla função. "Eles são essenciais no amparo de quem mais precisa e também ajudam a manter viva a solidariedade. É um trabalho muito lindo", comenta.

Mãe de duas crianças, Paula Soares Vaghetti, 32 anos, retirou um pacote de fraldas para o filho de 3 anos.

"Fico feliz que não fomos esquecidos. Minha família e eu perdemos praticamente tudo. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda. As doações são uma fonte de esperança para continuarmos na batalha", revela a auxiliar administrativa.

Paula diz que fica apreensiva a cada nova chuva mais forte. "Infelizmente, o medo ainda segue. Não tive coragem ainda de comprar um guarda-roupa. Tenho receio de que a água possa voltar e levar.

Redução no recebimento de doações

A fundadora do Mulheres Voluntárias, Deisi Brocca, alerta para a diminuição no recebimento de doações de todos os tipos: móveis, eletrodomésticos, cestas básicas, materiais de limpeza, kits de higiene, fraldas e água.

"Entregamos os itens para a população conforme a disponibilidade. Já realizamos inúmeras entregas, inclusive de casas, entre novas, reformas e pagamento de aluguel por até um ano. Tudo foi oriundo de doações que chegaram de todos os cantos do País", salienta a idealizadora.

Voluntária do projeto, Eduarda Estevan Mantovani, 25 anos, fala sobre o cuidado e controle rigoroso de destino das doações.

"Para a pessoa retirar qualquer tipo de doação, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, que necessita ser de alguma área atingida pela inundação. Também realizamos visitas in loco para avaliar a necessidade de cada residência atingida"

Contatos e formas de ajudar

Em busca de apoio, o projeto, que já chegou a ter cerca de 100 voluntárias, disponibilizou a chave Pix (e-mail): mulheresvoluntarias.rs.canoas@gmail.com para doações de qualquer valor.

Interessados em ajudar ou pessoas que necessitam de doações podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99800-8483 ou acessar o perfil no Instagram @mulheresvoluntarias.

Próxima entrega

A próxima ação com a entrega de materiais de limpeza ocorre nesta sexta-feira (8), a partir das 10 horas, na Rua Venâncio Aires, 2400, Niterói. Serão distribuídas 150 fichas.

06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃO - PAULA VAGHETTIPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃOPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃOPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃOPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃOPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃOPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃO - DEISI BROCCAPaulo Pires/GES
06/11/2024 MULHERES VOLUNTÁRIAS - FRALDAS E COLCHÃO - NEUSA SOUZAPaulo Pires/GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas