abc+

PARA ESTUDAR MELHOR

Ação oferece consultas e óculos gratuitos para crianças no Guajuviras

Iniciativa do Lions Niterói atendeu 75 estudantes da EMEF Nancy Ferreira Pansera nesta quarta-feira

Publicado em: 13/11/2024 às 18h:37 Última atualização: 13/11/2024 às 18h:49
Publicidade

Uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e os estudos. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nancy Ferreira Pansera, no bairro Guajuviras, receberam atendimento oftalmológico para confecção de novos óculos na manhã desta quarta-feira (13).

A ação aconteceu em um ônibus da Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD-3 pelo Lions Clube Canoas Niterói em parceria com o Hospital São Pietro.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Ação atendeu estudantes como Karola Vitória, de 12 anos



Ação atendeu estudantes como Karola Vitória, de 12 anos

Foto: Paulo Pires/GES

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Um deles é o Rômulo Cardoso, 9 anos, que está sem óculos há 3 meses. “O meu óculos acabou quebrando. Agora é ruim e não consigo enxergar muito”, comenta. O estudante do 3º ano do ensino fundamental sente falta do acessório no dia a dia na escola. “Só consigo acompanhar a aula se sentar bem na frente”, lamenta.

Após a consulta com o oftalmologista, Rômulo escolheu uma armação e já está ansioso para ter o novo óculos. Para a mãe, Renata Cardoso, a iniciativa é bem-vinda. “Achei muito bom porque os óculos são caros”, ressalta. “É importante para ele. Eu vi que ele estava tendo dificuldade de fazer as coisas e também tinha dor porque forçava a visão. Agora vai melhorar”, ressalta.

Quem também vai ter óculos novos é a Karola Vitória da Silva Moura, 12 anos. Diferente de Rômulo, esta é a primeira vez que a estudante do 6º ano terá o acessório na cor rosa. “Era difícil assistir às aulas quando estava longe do quadro. Agora vou conseguir enxergar tudo”, afirma.

Oportunidade

Ao todo, a ação oferecida pelo Lions Clube Canoas Niterói em parceria com o Hospital São Pietro atendeu 717 crianças em 2 dias. Deste grupo, 75 foram encaminhadas para a realização de consultas e dos óculos nesta quarta-feira. “Nós escolhemos uma escola em uma comunidade mais carente, que as famílias não têm condições financeiras de arcar com os custos”, afirma o presidente do clube, Eduardo Favero.

De acordo com a vice-presidente do Lions Canoas Niterói e coordenadora da ação, Salete Flores, a entidade busca prestar a assistência necessária. “Se o médico diz que é necessário ter um exame mais minucioso, casos mais severos, por exemplo, nós encaminhamos para o hospital. Tudo de graça”, explica.

Para o vice-diretor da escola municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do fundamental, David Soares, a quantidade de crianças atendidas pela iniciativa chama a atenção. “É um número alto de alunos com dificuldades na visão. Talvez fossem estudantes que nem soubessem desse problema de visão”, observa.

“É uma boa oportunidade para os alunos terem acesso aos óculos porque é uma demanda na alfabetização e na aprendizagem deles no dia a dia”, completa. Os óculos serão entregues na escola dentro de 15 a 20 dias, segundo o grupo.

Parceria rende frutos no Harmonia

Na quarta-feira (13), o Lions Clube Canoas Niterói comemorou 17 anos de atuação. Além da ação na escola Nancy Pansera, a entidade firmou uma parceria com a horta comunitária Santa Isabel, no Harmonia. O espaço irá receber equipamentos para serem utilizados nas plantações.

Horta comunitária Santa Isabel recebeu a visita na terça



Horta comunitária Santa Isabel recebeu a visita na terça

Foto: Nicole Goulart/Especial

Para o presidente da horta, Arolino Gama, a parceria está sendo realizada entre amigos. “São pessoas que conhecem a horta. Esperamos que dê muitos frutos”, diz. Já o presidente do Lions Niterói, Eduardo Favero, comemora a ação. “Não vai frutificar só para a horta, mas todos os envolvidos.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade