abc+

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Ação incentiva alimentação saudável com entrega de mudas e pães na Estação Canoas

Iniciativa organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoas também conta com oficina de educação alimentar

Publicado em: 16/10/2024 às 13h:09 Última atualização: 16/10/2024 às 18h:17
Publicidade

Quem passou pela Estação do Trensurb Canoas/La Salle, no Centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (16) pôde acompanhar uma ação que celebra o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. A iniciativa distribui mudas de hortaliças e pães feitos por produtores da economia solidária até às 14 horas.

Ação distribui mudas de hortaliças e pães e explica para a população a importância de uma alimentação saudável



Ação distribui mudas de hortaliças e pães e explica para a população a importância de uma alimentação saudável

Foto: Paulo Pires/GES

A aposentada Iolanda de Castro, 63 anos, acompanhada do marido Sérgio de Castro, 63, ficou sabendo da ação pela internet e veio cedo buscar mudas de couve-verde e alface. “Já tenho uma parreira em casa e vou plantar essas no meu terreno”, conta.

“É muito bom ter uma ação assim porque nós queremos plantar, mas as mudinhas estão muito caras. Aqui é de graça”, declara.

O casal Iolanda e Sérgio de Castro, ambos de 63 anos, vieram cedo para pegar mudas de alface e couve-verde



O casal Iolanda e Sérgio de Castro, ambos de 63 anos, vieram cedo para pegar mudas de alface e couve-verde

Foto: Paulo Pires/GES

As mesas com pães e plantas chamou a atenção da aposentada Helenice Pereira, 70 anos, que estava passando pela estação. “Quero levar uma mudinha de bergamota para plantar em casa”, afirma.

A moradora do Harmonia teve a casa atingida pelas enchentes de maio e está refazendo sua plantação. “Desse lado da cidade, as árvores foram muito prejudicadas. Eu tinha butiá e parreira em casa, mas agora só ficou a pitangueira. É bom ter essa ação aqui.”

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A iniciativa é promovida pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) de Canoas em conjunto com as secretarias do município. Uma delas é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, que cedeu o espaço do Banco de Oportunidades para a atividade na estação.

A pasta também é responsável pela Diretoria de Economia Solidária que entrou em contato com empreendedores para participar da atividade. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficou responsável por distribuir as árvores frutíferas também até às 14 horas, no viveiro localizado na Avenida Sezefredo Azambuja, 900. As mudas foram organizadas por produtores da agricultura familiar da cidade.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

De acordo com a nutricionista do Consean e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Anelise Siviero Ribeiro, a proposta é mostrar que é possível fazer escolhas mais conscientes. “Essa ação é bem importante porque com a pandemia, nós ficamos muito tempo sem ter essas ações de visibilidade”, comenta.

“Nós organizamos as mudinhas como um incentivo à alimentação saudável. E os pães representam o Dia Mundial do Pão”, explica. A ação também conta com pequenas oficinas ministradas por nutricionistas que explicam sobre a importância de consumir produtos não industrializados. 

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo dessa data é chamar atenção para a importância de uma alimentação adequada e sustentável.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade