SOLIDARIEDADE
Acadef recebe doação de cadeiras de rodas infantis nesta segunda-feira em Canoas
Crianças receberam equipamentos doados por ONG do Rio de Janeiro
Última atualização: 25/11/2024 19:31
O início da semana também é o início de uma nova rotina para 23 crianças que receberam cadeiras de rodas da ONG One By One, com sede no Rio de Janeiro. A entrega foi feita em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), nesta segunda-feira (25), no bairro Nossa Senhora das Graças.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A primeira a receber foi a Isabela Antero, 3 anos, que tem paralisia cerebral e faz acompanhamento na Acadef. Para o pai da menina, Douglas Alves, a cadeira muda totalmente a rotina. “Ela vai fazer 4 anos e está ficando mais pesada. A cadeira ajuda bastante no deslocamento dela”, destaca.
O impacto no dia a dia também foi ressaltado pela funcionária pública Paula Bittencourt, mãe do João Bittencourt, 3 anos, que tem uma mutação genética rara. “É fundamental para a qualidade de vida, o deslocamento e a socialização dele. Facilita muito.”
As cadeiras foram entregues pela One By One, organização criada pela artista plástica argentina Maria Teresa Stengel com sede no Rio de Janeiro. Somando os equipamentos entregues nesta segunda-feira, a entidade doou mais de 400 cadeiras para Canoas e Vale dos Sinos desde maio, quando o Estado foi atingido pelo desastre climático. A ação foi realizada com o apoio do Instituto TIM.
“Estou muito feliz de estar aqui. O mais importante é que do Rio de Janeiro conseguimos ajudar as crianças daqui. Conseguimos oferecer a cadeira que é cara, muito preciosa”, afirma Teresa. “Quando vi o que estava acontecendo, senti que precisava fazer alguma coisa, ajudar as famílias”, completa.
Com os olhos brilhando, a presidente da Acadef, Rosângela de Oliveira Mota, comemora a ajuda. “Em função das enchentes, muitas crianças perderam as cadeiras e outras ainda estavam na fila para receber. E não estávamos conseguindo atender essa demanda. Por isso, essa parceria é muito importante”, ressalta.
Além das cadeiras, Rosângela e Maria Teresa prometem mais ações. "Já tenho projetos com a Acadef para dar um futuro melhor para as crianças e suas famílias", conta a fundadora da One By One. "Vamos aderir a ideia de trabalhar com as famílias, de gerar renda para eles", indica a presidente da Acadef.
Instruções
A tarde de segunda-feira não foi somente de entrega. Os pais e responsáveis das crianças contempladas receberam instruções de como utilizar a cadeira, fazer a manutenção e como desmontar e montar para transportar o equipamento.
Além disso, foi entregue um manual sobre o equipamento. De acordo com a Acadef, a cadeira passa por revisão de seis em seis meses dentro do período de dois anos.