ASSISTÊNCIA SOCIAL

Acadef realiza treinamento com cadeiras motorizadas pelas ruas de Canoas nesta segunda-feira

Ação é realizada desde 2013 para que os contemplados se acostumem com o novo equipamento

Publicado em: 11/11/2024 10:39
Última atualização: 11/11/2024 10:40

“Ter mais liberdade”, assim define a presidente da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), Rosângela de Oliveira Mota, sobre a cadeira de rodas motorizada. Nesta segunda-feira (11), a instituição entregou 11 cadeiras através do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que necessitam do equipamento para se locomover com mais qualidade e conforto.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Uma das contempladas com a cadeira motorizada é a estudante Isadora Costa Ramos, 14 anos, que participou do treinamento acompanhada da mãe, Angélica Ramos Foto: Paulo Pires/GES

Além da entrega, os contemplados passaram por um treinamento com o objetivo de se adaptar à cadeira. O trajeto partiu da sede da Acadef, na Rua Fernando Abbot, 100, e seguiu até o Parque Getúlio Vargas. Entre subidas e descidas de lombas e ruas movimentadas, a estudante Isadora Costa Ramos, 14 anos, foi aos poucos se acostumando. “Estou feliz. Vou para a escola com a cadeira”, conta.

A mãe da jovem, Angélica Ramos, não escondeu a alegria após esperar por 1 ano e meio pelo equipamento. “É maravilhoso, é uma conquista. É um meio dela poder se movimentar mais, ter mais independência”, define.

Quem também acelerou pelas ruas da cidade foi Marco Aurélio da Silva Machado, 52 anos. “Estou tranquilo”, afirma enquanto é acompanhado pela irmã, Silvana Machado. “Ele estava ansioso antes. Perguntava toda hora sobre a cadeira e me pedia para ligar para saber como estava”, comenta.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O treinamento é realizado desde 2013 e é uma etapa necessária, como ressalta a presidente da Acadef a partir de sua própria experiência com a cadeira. “Quando eu mesma peguei a minha, não tive esse treinamento e passei por dificuldade. Não é simplesmente sentar e sair andando”, observa Rosângela.

Os contemplados com o novo equipamento são instruídos sobre a velocidade, cuidado com as rodinhas, acessibilidade nas ruas e no transporte público. Todo o procedimento é acompanhado de perto por fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da associação.

“É a nossa liberdade. O poder de ir e vir porque a cadeira é as nossas pernas. Só de poder se locomover sozinho já é uma grande conquista”, completa Rosângela.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas