SOLIDARIEDADE
Acadef cria campanha de apadrinhamento para auxiliar atingidos pela enchente
Intitulada "Móveis, Amor e Recomeço", a ação visa conectar pessoas que desejam doar utensílios de casa, móveis, eletrodomésticos ou dinheiro
Última atualização: 19/06/2024 13:54
A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) criou uma campanha de apadrinhamento para auxiliar as famílias que estão ou estiveram abrigadas na entidade. Intitulada "Móveis, Amor e Recomeço", a ação visa conectar pessoas que desejam doar utensílios de casa, móveis, eletrodomésticos (novos ou usados) ou dinheiro para os atingidos pela enchente que assolou Canoas.
A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) criou uma campanha de apadrinhamento para auxiliar as famílias que estão ou estiveram abrigadas na entidade. Intitulada "Móveis, Amor e Recomeço", a ação visa conectar pessoas que desejam doar utensílios de casa, móveis, eletrodomésticos (novos ou usados) ou dinheiro para os atingidos pela enchente que assolou Canoas.
Segundo a Acadef, cerca de 40 famílias estão na lista de espera. Interessados em ajudar devem contatar a instituição por meio dos telefones (51) 99966-1031 ou 99970-6564, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
"Pessoas físicas ou jurídicas poderão contribuir com bens usados, ou novos. A Acadef agirá como uma "ponte" entre quem quer ajudar e quem precisa de auxílio. O doador [a] entra em contato conosco e conforme o que a pessoa deseja doar, encaminhamos o contato da família que mais se encaixa. A logística da entrega dos itens é feita entre os interessados, ou seja, não participamos dessa parte", explica o Supervisor de Comunicação, Ricardo Cardoso.
A entidade disponibilizou uma chave Pix para apadrinhamento com recursos financeiros. "É uma opção prática para quem não tem tempo de comprar a doação, mas se solidariza com a situação", diz.
Chave Pix (CNPJ) 87.671.384/0001-52.
Recomeço
Maria Coromberque, 81, e o filho Clóvis Schenkel Coromberque, 52, estão abrigados na Acadef desde o dia 3 de maio. Os moradores do bairro Mathias Velho tiveram a casa submersa pela inundação. Clóvis é paciente da Acadef há mais de uma década, ele ficou cadeirante aos 36 anos, devido a uma doença degenerativa.
"Para quem é cadeirante, tudo é mais difícil. Tive a sorte de poder ficar aqui na Acadef, que possui uma estrutura de acessibilidade. Infelizmente, minha mãe e eu perdemos tudo. Parentes nossos fizeram um mutirão de limpeza na casa, mas o telhado, a elétrica e tudo que tinha nela foi destruído. A estrutura ficou mais de 20 dias completamente de baixo d'água", salienta o morador.
Sem condições financeiras, a família segue abrigada na entidade. "O apadrinhamento representa um recomeço para nós nesse momento difícil. Ele nos possibilitará voltar para a casa. Há muita coisa para fazer, mas não desistiremos."
Maria conta que nunca havia passado por algo parecido. Após décadas morando na Rua Gramado, no Mathias Velho, a idosa fala emocionada sobre a tragédia.
"Uma parte da nossa história foi embora com as águas. O que ficou foi a nossa memória e capacidade de resiliência. É doloroso, mas não vamos desistir. É nossa casa, não temos outro local para ir. Continuaremos morando lá. Fazemos um apelo para as autoridades da cidade, para serem tomadas as medidas necessárias. A natureza não espera. A única forma de prevenir é fazendo o que precisa ser feito. Melhorias nos diques, um plano contra desastres naturais, limpeza das ruas. Estamos na torcida por ações concretas e dias melhores em Canoas", finaliza Maria.
Itens pedidos:
Camas;
Cobertores/edredons/lençóis;
Colchões;
Ferro de passar roupas;
Guarda-roupas;
Travesseiros;
Almofadas;
Estante/rack;
TV;
Sofá;
Fogão;
Geladeira;
Micro-ondas;
Forno elétrico;
Máquina de lavar roupas;
Liquidificador;
Batedeira;
Fritadeira;
Torradeira/sanduicheira;
Baldes;
Lixeiras para banheiro e cozinha;
Pá de lixo;
Rodo;
Varal;
Vassoura;
Cesto de roupas;
Chuveiro;
Espelho;
Lixeira;
Porta escova de dentes;
Toalhas;
Cadeiras;
Canecas/copos;
Escorredor de louça;
Mesa;
Panelas;
Panos de prato;
Pratos fundos e rasos;
Talheres (colheres, garfos e facas);
Tigelas/vasilhas/potes de armazenamento de alimentos;
Cabides.