A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) acaba de anunciar oficialmente o Campeonato Gaúcho de 2024. A edição deste ano, que é a 14ª da competição, teve as inscrições encerradas nesta terça-feira (5).
E a cidade, mais uma vez, tem representante ilustre: o Canoas Bulls, que prepara suas armas para entrar em campo e garantir o cobiçado título do Estadual, conforme o expoente da equipe, o gigante Winston Ponce.
Para a competição, os touros têm reforçado a equipe, avisa Winston. O quarterback Caio foi uma das sensações do Campeonato Brasileiro do ano passado e reforça as fileiras do Bulls nesta temporada.
“Ele acaba de chegar de Minas Gerais”, explica Winston. “Ficamos muito felizes por trazê-lo, por se tratar de uma das maiores promessas do esporte a surgir nos últimos anos. É jovem e vai incendiar a equipe.”
Com 20 anos, 1,83 metros de atura e 75 kg de peso, o QB Caio Cézar Leal de Menezes defendeu a bandeira do Sorriso Hornets ao longo da última temporada, quando garantiu inclusive o título Centro-Oeste da Liga Brasileira de Futebol Americano.
Os números do jovem atleta impressionam, afirma Winston. Caio teve sete jogos, com seis vitórias e uma derrota. Foram 55 passes completos de 99 arremessos; 13 passes para touchdowns; 806 jardas lançadas; 113 jardas corridas; três touchdowns.
“Ele conduziu o time na maior goleada do ano de 2023 no futebol americano brasileiro”, aponta Winston. “Foi quando os Hornets venceram o Miners por 86 a zero. Então estamos apostando muito nele”, complementa.
Fora das quatro linhas, o Canoas Bulls também está reforçado para a competição, avisa Winston. O coach Anderson Soaris vai comandar a equipe, apoiado por Douglas Martins e Eduardo Rocha.
“Conhecemos bem a competição e sabemos que o Campeonato Gaúcho é só pedreira”, avalia Winston. “Temos que arrancar bem para garantir um bom desempenho ao longo do campeonato”.
Pedreira
Embora a competição comece em março, o Canoas Bulls está a um mês da estreia. E logo na primeira partida, os touros encaram um verdadeiro exército. No dia 7 de abril, se deslocam até Santa Maria para enfrentar os Soldiers.
“Quis o destino que a gente já pegasse o principal campeão gaúcho na primeira rodada”, diz Winston. “Não que tenha algum time fácil, mas será um teste duríssimo para a nossa estreia.”
Após a partida longe de casa, o Bulls tem partidas diante da torcida no Centro Olímpico Nacional. Os jogos estão marcados para os dias 27 de abril – contra o Matilha – e 18 maio – contra o Bears.
“Fizemos o planejamento do ano e ele passa pela disputa do Campeonato Gaúcho. Queremos fazer uma ótima competição, conseguir patrocínio e garantir mais projeção no cenário brasileiro.”
Preparação
Para quem quiser acompanhar o treino dos touros, a preparação segue de vento em popa no Parque Eduardo Gomes, o popular Parcão, sempre aos domingos, das 8 ao meio-dia.
Ainda durante o período do verão, quando os atletas do Bulls não estiverem no local, é porque há um amistoso mirando a disputa do Gaúcho, destaca Winston, outro importante patamar na preparação.
LEIA TAMBÉM
“Já temos um amistoso marcado para o dia 17 em Torres”, informa Winston. “A gente precisa treinar, mas também necessita entrar em campo e jogar de verdade para reforçar a afinidade do grupo.”