Retomada
"A meta é ajudar os que perderam o que tinham", afirma Simone Sabin ao voltar à Prefeitura
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas aponta 5.064 microempresas atingidas pela enchente. Mais de 90% acabaram destruídas
Última atualização: 08/08/2024 13:49
A advogada Simone Sabin acaba de retornar à Prefeitura de Canoas como secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, cargo que ocupou no início da nova gestão do prefeito Jairo Jorge em 2021.
O retorno, no entanto, ocorre em um momento diferente e mais desafiador. Se antes, criar investimentos em meio a pandemia era a meta, agora se trata do projeto de reconstrução da cidade.
“Era a época da pandemia e o problema era outro, mas agora volto para um novo desafio”, afirma. “A meta é desenvolver a cidade ajudar os que perderam o que tinham. O impacto continua enorme para a economia de Canoas”.
De imediato, Simone trabalha em cima de um levantamento dos segmentos mais afetados. Um estudo da Prefeitura de Canoas aponta 5.064 microempresas atingidas pela enchente. Mais de 90% acabaram destruídas.
“É momento de sentar com cada empresário e ajudar”, afirma. “Cheguei aqui com um projeto implementado pela Prefeitura nesse sentido. Estamos atrás daqueles que não foram contemplados. Queremos saber o que aconteceu e ajudar”.
Além dos pequenos empreendedores, os grandes também estão em contato direto com a administração. Somente uma empresa localizada no lado oeste, perdeu R$ 100 milhões durante o ápice das cheias.
“A Prefeitura de Canoas está terminando a limpeza das ruas, mas o prefeito [Jairo Jorge] entende que precisamos de mais e cheguei aqui com a proposta de colocar a mão na massa e colaborar na retomada do desenvolvimento de negócios e empresas afetadas com a tragédia”.
Reconstrução
Na avaliação da experiente política, está faltando somente empatia de uma pequena parcela da população para entender o momento ímpar que vive Canoas. Isso porque a maioria da cidade vem colaborando desde o período mais crítico da tragédia.
“É momento de unir forças, mas teve gente que não entendeu”, argumenta. “O Governo Federal está encaminhando recursos, a Prefeitura de Canoas está investindo, mas é preciso que alguns entendam que o problema não é de um lado da cidade, é de todos”.
Obras nos diques
As propagadas obras de construção e melhorias nos diques de Canoas estão prestes a sair do papel, segundo a secretária Simone Sabin. A ação é fundamental para a retomada do desenvolvimento, ela explica.
“As obras nos diques pedem urgência, porque é preciso garantir a segurança da população em primeiro lugar”, frisa. As pessoas estão se sentindo inseguras e é preciso retomar a confiança”.
Simone recorda ter voltado da Europa há semanas, observando durante o período as mudanças climáticas que têm sido vistas também no Brasil, com temporais, enchentes e até terremotos.
“Eu estava em pleno verão na Itália e de repente o hotel teve o térreo alagado”, lembra. “E quando a gente imaginaria que haveria terremoto em São Paulo? O mundo mudou e é preciso que estejamos prontos para nos adaptar”.
Havan
Pauta durante o período em que atuava como secretária em 2021, a instalação da Havan em Canoas voltou a ser assunto com a volta de Simone. Ela garante que a conversação foi retomada.
“Retomamos o assunto e vamos tratar com a atenção que merece”, resume. “Há outros projetos que tinha e que serão retomados igualmente e receberão a devida atenção agora que voltei.
Resgate
Moradora de Canoas, Simone relata que ela mesma levou pessoas para a residência em que vive, no bairro Nossa Senhora das Graças, auxiliando com mantimentos e remédios para os acolhidos.
“De repente, eu estava com pessoas lá em casa que nunca havia visto, alimentando e cuidando, inclusive de cães e gatos”, relata. “Acho que o espírito de solidariedade é esse e deve continuar até que a situação melhore”.