abc+

FESTA DA LITERATURA

38ª edição da Feira do Livro termina com mais de 13 mil exemplares vendidos em Canoas

Segundo a Secretaria da Cultura, as vendas mais que dobraram em relação à última edição em 2021

Juliano Piasentin
Publicado em: 25/10/2023 às 13h:26 Última atualização: 25/10/2023 às 13h:27
Publicidade

A 38ª Feira do Livro de Canoas terminou com mais que o dobro de livros vendidos em relação à última edição, realizada em 2021. Segundo a Secretaria de Cultura (SMC), foram 13,7 mil exemplares comercializados durante os 15 dias de evento. Esse montante significa um lucro de R$ 283, 2 mil aos livreiros. “A Feira do Livro foi realmente um sucesso. Acertamos desde a escolha do local, que facilitou muito o acesso do público”, comentou o secretário de Cultura, Eliézer Pacheco.

 Feira do Livro teve recorde de vendas



Feira do Livro teve recorde de vendas

Foto: PAULO PIRES/GES

Pacheco recorda que há dois anos haviam sido 6,1 mil livros vendidos e R$ 148,4 mil arrecadados. Para o titular da Cultura, o êxito do evento cultural foi uma soma de fatores, com a localização e também as atrações. “Tivemos a presença de autores renomados, esse foi outro ponto positivo. Além disso, diariamente conversamos com escritores canoenses, valorizando a cultura local.”

Entre os nomes mais estimados, estiveram Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, Juremir Machado da Silva. Finalizada no último domingo (22), a Feira do Livro contou com a participação do músico Arthur de Faria.

Em 2023, 22 livreiros estiveram presentes

Apesar de reconhecer a importância dos autores, Pacheco não deixou de parabenizar os livreiros. “Em 2023 foram 22 no total, a presença deles foi fundamental para nosso sucesso. Afinal os livros são as grandes estrelas da Feira.”

O secretário reitera que o objetivo da pasta é fomentar a cultura na cidade. “Canoas tem se tornado cada vez mais uma cidade cultural. Queremos deixar esse legado no município.” Para isso, a 39ª Feira do Livro já está sendo planejada na SMC. “Será em junho de 2024, vamos voltar a organizar a Feira no inverno, sempre foi uma tradição.”

O local deve ser o mesmo. “Vai ser uma nova marca, deu certo e a ideia é repetir o sucesso.”

Centro político

Pacheco destacou que a Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal, é uma espécie de “centro político” de Canoas. “Muitas pessoas não conheciam a Prefeitura por dentro ou até o nosso excelente auditório. Além da facilidade em chegar e estacionar, o local também serve para familiarizar os canoenses com essa região tão importante para a cidade.” 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade