DEMANDAS

370ª edição do Prefeitura na Rua movimenta comunidade do bairro Rio Branco

Sábado ensolarado foi marcado pelo retorno de Jairo Jorge à frente do evento

Publicado em: 06/04/2024 16:36
Última atualização: 06/04/2024 16:40

O sábado (6) foi marcado pelo primeiro Prefeitura na Rua após o retorno de Jairo Jorge ao Paço Municipal. Foram realizados 558 atendimentos na 370ª edição da principal ferramenta de participação popular de Canoas. Segundo a Prefeitura, as áreas de Saúde e Bem-Estar Animal concentraram o maior número de demandas.

Prefeitura na Rua - Jairo Jorge Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Jairo Jorge abriu o evento com um discurso emocionado de retomada dos trabalhos à frente da administração municipal. Ao lado de familiares, secretários, vereadores e pessoas da equipe da nova gestão, o prefeito agradeceu a presença da comunidade. No local, centenas de pessoas compareceram para levar demandas e reencontrar Jairo.

"Estamos onde tudo começou, na Praça Cônego Lotário Steffens. O primeiro Prefeitura na Rua foi aqui, no dia 3 de janeiro de 2009. É uma ferramenta para ouvir e atender os cidadãos. Ela existe para servir o povo e resolver os problemas estruturais da cidade", frisou o prefeito.

Os problemas financeiros do município foram novamente destacados por Jairo. "Temos dívidas contraídas e recursos extraordinários gastos. O dinheiro arrecadado do IPTU já foi utilizado. É preciso colocar a casa em ordem para recuperar as finanças, por isso, chamei o João Portela para comandar a Secretaria da Fazenda."

Na área da saúde, Jairo pontuou a necessidade urgente de medidas efetivas para o enfrentamento da dengue no município, que contabiliza quase dois mil casos. "Estamos providenciando a compra de testes rápidos, a abertura de Unidade de Saúde Prata e da Upa Niterói, ambas prontas, mas fechadas há meses. Intensificaremos as ações dos agentes de combate à dengue."

Entre as medidas anunciadas, a área da educação também ganhou destaque. "Temos crianças que recebem a principal refeição do dia na escola. É inadmissível faltar merenda. Vamos regularizar essa situação. Lei e ordem serão as palavras de comando do meu governo. Colocaremos Canoas no rumo certo por meio de ações efetivas para toda a comunidade", concluiu.

Em busca de exame

Sonia Maria da Silva Nickhorn, de 69 anos, foi uma das centenas de pessoas que compareceram no Prefeitura na Rua em busca de uma solução para demandas particulares e da cidade. A moradora do bairro Rio Branco buscava atendimento para o esposo. "Ele está desde outubro na fila de espera para realizar uma tomografia. Meu marido tem dor de cabeça forte. Fazer o exame é essencial para a saúde dele, sem um diagnóstico ficamos no escuro. É lamentável. São seis meses sem resposta."

Sonia Maria da Silva Nickhorn Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Segundo a Prefeitura, o retorno da demanda é dado ao munícipe na semana seguinte ao Prefeitura na Rua. A realização do pedido dependerá de cada caso. Casos como marcação de exames e consultas, por exemplo, dependem da fila de espera para serem atendidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas