CULTURA

2º Festival de Cinema de Canoas recebe atores nacionais neste domingo

Evento no Sesc Canoas exibiu 35 curtas-metragens e prestou homenagens a nomes da cultura gaúcha

Publicado em: 17/11/2024 19:35
Última atualização: 17/11/2024 19:35

Curtas-metragens de diversos gêneros, palestras, homenagens e grandes nomes do cinema brasileiro foram as atrações que rechearam a programação do 2º Festival de Cinema de Canoas (Fecic) entre os dias 15 e 17 de novembro, no Sesc Canoas. O público que ficou na cidade para aproveitar o feriadão da Proclamação da República pôde acompanhar mais uma edição do festival que busca se consolidar no calendário cultural canoense.

Neste domingo (17), dia de encerramento, o festival contou exibições especiais, homenagens e premiações. Com a produção “Além de Nós”, os atores Thiago Lacerda e Miguel Coelho, protagonistas na história dirigida por Rogério Rodrigues, estiveram presentes no evento para acompanhar a exibição do filme. "Esse filme para mim sempre pareceu levar o Rio Grande do Sul para o Brasil e traz também um pouco do País para dentro do Estado", define Thiago Lacerda.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Ator Thiago Lacerda participou da exibição do longa Além de Nós no 2º Fecic Foto: Nicole Goulart/Especial

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Junto da apresentação de filmes, o Fecic ofereceu homenagens a nomes da cultura regional com o Troféu Canoeiros, confeccionado pela artista plástica Lorena Steiner. A escultura é produzida em chapa metálica e remete ao espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas. Na sexta-feira (15), a própria artista foi homenageada de surpresa com um exemplar do troféu.

LEIA MAIS: 2º Festival de Cinema de Canoas começa dando espaço às novas gerações do audiovisual

LEIA MAIS: Programação do 2º Festival de Cinema de Canoas garante sustos em uma aula de dar medo

Com o troféu, o festival relembrou a trajetória do grupo de teatro canoense De Pernas Pro Ar, que está na estrada há 36 anos. De acordo com a organização do evento, a homenagem também buscou valorizar o voluntariado exercido pelo grupo no socorro às vítimas das enchentes, especialmente à classe artística.

Outra presença marcante foi a do ator Werner Schünemann, homenageado pela sua trajetória como cineasta, diretor, roteirista e intérprete de diversos personagens, entre eles o general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003). "Eu tenho uma sensação de dever cumprido. E essa homenagem acontece pelo volume da minha produção", destaca.

O gerente da Loccal Cinema e televisão, Wilton Soares Martins, e a produtora Gisele Hiltl também foram agraciados com a escultura.

Curtas premiados

Ao longo dos três dias, foram exibidos 35 curtas metragens, sendo 11 na categoria estudantil e 24 nas categorias municipal e estadual. Todos concorreram a premiações em diversos quesitos como Melhor Diretor, Roteiro, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, Montagem, Trilha Sonora, Edição/ Desenho de Som e Direção de Arte. Além disso, as produções também foram premiadas pelo Júri Oficial, Júri Popular, Colegiado de Canoas e Prêmio da Crítica. A lista completa dos vencedores pode ser consultada no site oficial do evento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas