Curtas-metragens de diversos gêneros, palestras, homenagens e grandes nomes do cinema brasileiro foram as atrações que rechearam a programação do 2º Festival de Cinema de Canoas (Fecic) entre os dias 15 e 17 de novembro, no Sesc Canoas. O público que ficou na cidade para aproveitar o feriadão da Proclamação da República pôde acompanhar mais uma edição do festival que busca se consolidar no calendário cultural canoense.
Neste domingo (17), dia de encerramento, o festival contou exibições especiais, homenagens e premiações. Com a produção “Além de Nós”, os atores Thiago Lacerda e Miguel Coelho, protagonistas na história dirigida por Rogério Rodrigues, estiveram presentes no evento para acompanhar a exibição do filme. “Esse filme para mim sempre pareceu levar o Rio Grande do Sul para o Brasil e traz também um pouco do País para dentro do Estado”, define Thiago Lacerda.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Junto da apresentação de filmes, o Fecic ofereceu homenagens a nomes da cultura regional com o Troféu Canoeiros, confeccionado pela artista plástica Lorena Steiner. A escultura é produzida em chapa metálica e remete ao espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas. Na sexta-feira (15), a própria artista foi homenageada de surpresa com um exemplar do troféu.
LEIA MAIS: 2º Festival de Cinema de Canoas começa dando espaço às novas gerações do audiovisual
LEIA MAIS: Programação do 2º Festival de Cinema de Canoas garante sustos em uma aula de dar medo
Com o troféu, o festival relembrou a trajetória do grupo de teatro canoense De Pernas Pro Ar, que está na estrada há 36 anos. De acordo com a organização do evento, a homenagem também buscou valorizar o voluntariado exercido pelo grupo no socorro às vítimas das enchentes, especialmente à classe artística.
Outra presença marcante foi a do ator Werner Schünemann, homenageado pela sua trajetória como cineasta, diretor, roteirista e intérprete de diversos personagens, entre eles o general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003). “Eu tenho uma sensação de dever cumprido. E essa homenagem acontece pelo volume da minha produção”, destaca.
O gerente da Loccal Cinema e televisão, Wilton Soares Martins, e a produtora Gisele Hiltl também foram agraciados com a escultura.
Curtas premiados
Ao longo dos três dias, foram exibidos 35 curtas metragens, sendo 11 na categoria estudantil e 24 nas categorias municipal e estadual. Todos concorreram a premiações em diversos quesitos como Melhor Diretor, Roteiro, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, Montagem, Trilha Sonora, Edição/ Desenho de Som e Direção de Arte. Além disso, as produções também foram premiadas pelo Júri Oficial, Júri Popular, Colegiado de Canoas e Prêmio da Crítica. A lista completa dos vencedores pode ser consultada no site oficial do evento.
LEIA TAMBÉM