Em um cenário de retomada dos eventos culturais na cidade após as enchentes, o 2º Festival de Cinema de Canoas, o Fecic, anunciou os filmes selecionados para as mostras competitivas e as atrações do evento. A divulgação aconteceu durante cerimônia de lançamento do festival nesta quarta-feira (16), no Parque dos Rosa, na Avenida Victor Barreto, 2.186.
Ao todo são 35 curtas-metragens divididos nas categorias estudantil, municipal e estadual, sendo 2 filmes competindo simultaneamente na municipal e estadual. Cada uma delas possui suas próprias premiações nos quesitos direção, roteiro, fotografia, ator, atriz, trilha sonora original, melhor montagem, direção de arte e desenho de som.
Os filmes também são divididos pelos gêneros: animação, documentário, experimental e ficção. Diferente de outros festivais, o Fecic aceita obras que não são inéditas. Para participar nas categorias estudantil e municipal é necessário ser natural ou morador de Canoas.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O diretor Felipe Iesbick, ganhou no Júri Popular e no Oficial na categoria municipal na edição do ano passado e foi selecionado novamente. “Estou muito feliz de estar aqui. É a cidade onde eu morei a maior parte da minha vida, então para mim é muito legal voltar aqui com filmes”, afirma.
Segundo o coordenador do festival, Alexandre Derlam, o evento deve ser comemorado. “Nós crescemos em qualidade e diversidade. Particularmente, me orgulha observar que as categorias estudantil e municipal serão destaque no Fecic. São temáticas ricas e pulsantes”, declara.
O evento está se consolidando na cidade, de acordo com o secretário de Cultura, Eliezer Pacheco. “Canoas tem tudo para se tornar um polo de audiovisual. É assim que começam as grandes iniciativas e o festival tornará a cidade uma referência”, destaca.
Homenageados
Junto com a mostra de curtas-metragens, o 2º Fecic também divulgou quem serão os homenageados desta edição. Troféus especiais, feitos pela artista canoense Lorena Steiner, serão entregues para o grupo De Pernas Pro Ar, o produtor Wilton Soares Martins, a produtora Gisele Hiltl e o ator Werner Schünemann.
“Muito legal receber isso. Quero continuar trabalhando para merecer a homenagem”, afirma Schünemann em vídeo enviado para a produção do evento.
O Festival
O Fecic acontece entre os dias 15 e 17 de novembro no Teatro do Sesc Canoas, na Avenida Guilherme Schell, 5.340. Na sexta-feira, serão exibidos os filmes das categorias estudantil e municipal. Já no sábado, o público poderá acompanhar os curtas municipais e estaduais.
No domingo de encerramento, o evento irá exibir antes da premiação o longa-metragem “Além de Nós”, dirigido por Rogério Rodrigues e estrelado por Thiago Lacerda e Miguel Coelho. Junto do festival, o público também poderá prestigiar a tradicional Mostra Sesc de Cinema.
A programação completa estará disponível em breve no site. A entrada é gratuita.
O festival é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). A iniciativa tem apoio do Sesc Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão e gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
Filmes selecionados
Estudantil
Paciente 3 – Ficção – Colégio Ipuc
Flores da Esperança – Animação – EMEF Prefeito Edgar Fontoura
Ecos da Desigualdade – Ficção – EMEF Prefeito Edgar Fontoura
Eu queria ser invisível – Ficção – EEEM José Gomes Jardim
LEIA TAMBÉM
Bolo de Abacate – Experimental – Colégio Ipuc
O Espelho – Ficção – IFRS Campus Canoas
O Universo Oculto da Síndrome de Down – Documentário – EEEM Affonso Charlier
Como as Pessoas Veem o Racismo? – Documentário – EMEF Prefeito Edgar Fontoura
Grandes Ironias da Nossa Sociedade – Experimental – EMEF Prefeito Edgar Fontoura
Suje-se Gordo – Ficção – IFRS Campus Canoas
De Novo – Ficção – Colégio Ipuc
Municipal
Anacronia – Alex Domingues
Ensaios Sobre Uma Cidade – Wender Zanon
O Louco – Guilherme Suman
Flor – Joana Bernardes
Quarentena – Emerson Wiskow
Sadako, A Lenda dos Mil Tsurus – Isadora Zillo e Jonatas Ferreira
O Pior Ainda Está Por Vir – Felipe Iesbick
Memórias Enferrujadas – Tayhú Durigon Wieser
Dias de Camus – Cecília Schroeder Catarino
Estadual
Pastrana – Gabriel Motta e Melissa Brogni
Correnteza – Diego Muller e Pablo Muller
Minha Velha Amiga Dukkha – Felipe Santoro e Isabella Bittencourt
Monólogo da Verdade – Neftali Maibi Jung
Está Tudo Bem – Rodrigo Herzog
A Borda da Vida – Camila Bauer
Aurora – Alan Mendonça Furtado
Ao Sol e a Sombra – Teresa Assis Brasil e Richard Tavares
O Tempo – Ellen Correa
A Grande Torre – Rodrigo Scheid
Desbotar – Eduardo Lanzarini e Cecília Schroeder Catarino
Chibo – Gabriela Poester e Henrique Lahude
Martha e Haroldo, Ensaios sobre Viver – Yas Souza
A Lenda da Bombacha – Daniel Vargas
Eu Vi Um Lobisomem – Thiago Beckenkamp
O Louco – Guilherme Suman
Dia de Camus – Cecília Schroeder Catarino