AVANÇOS NA SAÚDE
Vale do Paranhana se destaca como referência em diferentes especialidades médicas
Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, agora é referência em Oftalmologia de alta complexidade
Última atualização: 04/12/2023 08:38
O Vale do Paranhana está consolidando sua posição como um polo de excelência em saúde, com hospitais da região se tornando referência em diversas especialidades médicas como: Oncologia, Dermatologia, Traumatologia e agora Oftalmologia. O destaque do momento é o Hospital Bom Pastor, em Igrejinha, que passa a ser referência em atendimento de glaucoma e alta complexidade em oftalmologia, após a assinatura de um contrato entre o Governo do Estado e a instituição, na sexta-feira (24).
A assessoria de comunicação do Hospital Bom Pastor, destaca a trajetória de mais de 10 anos na busca pela excelência em oftalmologia. Com a habilitação, o hospital agora realiza procedimentos de alta complexidade e plantão 24h para emergências, beneficiando não apenas Igrejinha, mas também os municípios de: Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Araricá, Nova Hartz e Sapiranga. Outras especialidades do HBP para região são Odontologia Hospitalar PCD, Cirurgia Bucomaxilofacial, Maternidade e Otorrinolaringologia.
Avanços do Vale do Paranhana
O prefeito de Igrejinha e presidente da Ampara, Leandro Marciano Horlle, expressa seu orgulho pelo avanço dos hospitais na região: “Esse progresso é fruto do empenho coletivo de profissionais de saúde, gestores e do apoio das esferas governamentais. Os resultados são tangíveis: aumento substancial no número de consultas, cirurgias e, mais importante, na qualidade de vida daqueles que confiam nos serviços oferecidos pelo SUS em nossa região."
Leandro destaca que o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, ampliou seus serviços de alta complexidade pelo SUS; O Hospital Bom Pastor, em Igrejinha, agora com novas especialidades, dedica uma parcela significativa de seus leitos ao sistema público e o Hospital de Taquara tem se destacando na oferta de atendimento oncológico de qualidade.
O Deputado Estadual Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha, é um entusiasta da regionalização e do fortalecimento das redes de serviços de saúde. Ele destaca a integração entre prefeitos, secretários de Saúde e gestores hospitalares, além da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde: “A região 6 de saúde vem mostrando isso de forma prática, com a parceria muito grande da Secretaria Estadual de Saúde, que através da secretária Arita Bergmann e sua equipe”, disse ele.
Hospital São Francisco de Assis
Desde abril de 2023, o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, é referência das regiões 6 e 7 em traumato-ortopedia de alta complexidade, contemplando 22 municípios dos Vales dos Sinos e Paranhana. O aumento no contrato com o Estado resultou em mais cirurgias, consultas e leitos, desafogando a demanda que antes era encaminhada para Canoas. Outras especialidades do HSFA para região são: Urologia, Ginecologia, Proctologia e Cirurgia Geral.
Fatores determinantes para o sucesso
Conforme a assessoria de comunicação do Hospital Bom Pastor, o Vale do Paranhana destaca-se não apenas pelos avanços técnicos, mas também pelo compromisso coletivo. A mobilização de profissionais qualificados, a colaboração entre instituições de saúde e a estreita relação com a comunidade local são fatores determinantes para o sucesso na área de saúde. A descentralização dos serviços contribui para aliviar a carga sobre a capital e fortalece a confiança mútua entre pacientes e prestadores de serviços.