O acesso à Rua João Lampert, em Campo Bom, está bloqueado. Por volta do meio-dia, máquinas abriram uma vala de pouco menos de um metro de largura e de profundidade, de lado a lado da rua. De acordo com a prefeitura, as máquinas foram contratadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho pedagiado. Junto à vala, há cones com a identificação da empresa pública.
Com o bloqueio, o acesso à via ficou interditado e filas se formaram junto ao pedágio. A rua é utilizada como desvio para quem quer escapar do pedágio da ERS-239, mas também dá acesso a um supermercado, ao Distrito Industrial e aos bairros Imigrante, Aurora, Genuíno Sampaio e ao loteamento Blumenburg.
De acordo com a secretária de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Campo Bom, Gênifer Engers, o município não foi comunicado pela EGR sobre o bloqueio. A informação chegou por meio de cidadãos que se depararam com a situação e avisaram a prefeitura.
Como o ponto onde foi aberta a vala é de domínio da EGR, o município pretende buscar na Justiça o direito à reabertura da via.
“Estamos entrando em contato com o Jurídico para tentar, através de um mandado de segurança ou alguma ação judicial, poder reaver a abertura da via o quanto antes. Já estamos vindo com as máquinas pra cá. Assim que houver autorização, a gente já abre a via”, diz a secretária.
Sistema de drenagem
Procurada pela reportagem, a EGR informou que está implantando sistema de drenagem no local e que “o serviço inclui a instalação de canalização para melhorar o escoamento das águas das áreas da praça de pedágio”. A empresa não explicou o motivo pelo qual a prefeitura não foi avisada sobre a obra.
Disse ainda que busca agilizar a conclusão dos trabalhos para evitar transtornos aos motoristas e que entre as opções de acesso aos bairros está a Avenida Bahia ou a Rua Santo Antônio (que ficam antes do techo em obras). Até o início da tarde, porém, não havia sinalização no local que indicasse aos condutores as rotas alternativas.
LEIA TAMBÉM