200 ANOS DE IMIGRAÇÃO

Vai ter São Leopoldo Fest? Veja o que já se sabe sobre a edição de 2024 da festa

Festa do Bicentenário da Imigração Alemã começaria em um mês

Publicado em: 13/06/2024 07:43
Última atualização: 13/06/2024 08:11

A tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul fez mudar o que seria um ano de comemoração, especialmente em São Leopoldo.

Neste 2024, são celebrados os 200 anos de imigração alemã no País e, consequentemente, da colônia de São Leopoldo, município que recebeu os primeiros imigrantes alemães no Brasil, em 25 de julho de 1824. Por isso, diversas atividades e eventos já vinham acontecendo e estavam programados para este ano. As inundações, porém, alteraram, ao menos momentaneamente, os planos.

Escolha da corte da São Leopoldo Fest ocorreu no sábado, 27 de abril, um fim de semana antes da enchente assolar o município. Na noite do evento, já chovia em São Leopoldo Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

Uma das festividades mais tradicionais para comemorar esse marco, a São Leopoldo Fest, já tinha data certa e programação encaminhada. Começaria daqui exatamente um mês e se estenderia por 16 dias, com atrações no Largo Rui Porto, ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach. A situação de momento, entretanto, ainda é de incerteza.

Reconstruir

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de São Leopoldo enviou nota, assinada pela Secretaria Geral de Governo (SGG), destacando que, diante do momento de extrema sensibilidade e do estado de calamidade pública do município, trabalha no sentido de reconstruir a cidade.

"Seja na forma de atuação nos abrigos ainda mantidos para os mais de 2 mil leopoldenses; no apoio financeiro inicial através do Auxílio Reconstrução do governo federal; e para devolver a dignidade aos seus munícipes no trabalho de limpeza e recolhimento dos resíduos gerados pela enchente do Rio dos Sinos".

Festa não será nos moldes inicialmente previstos

Frisando que “o ano de 2024 era para ser de festa e confraternização pela passagem dos 200 anos do município e Bicentenário da Colonização Alemã”, a SGG ponderou, porém, que a situação exige reflexão e que o momento também é de “repensar sobre a São Leopoldo Fest”, programada inicialmente para ser realizada de 13 a 28 de julho.

“A prefeitura e entidades promotoras definiram que, caso seja realizada a São Leopoldo Fest, não será nos moldes previstos e estuda a melhor forma de como realizar o evento. Ainda não se tem a concepção de como será a programação, atrações e shows musicais, muito menos uma data de início e o tempo do evento”, informa o texto.

Estimativa era chegar a 200 mil visitantes

Também procurada pela reportagem, a produtora oficial da São Leopoldo Fest, S3 Produtora, iniciou informando que esteve na linha de frente e na ajuda aos desabrigados desde o início da catástrofe que assolou o município e que ainda está com colaboradores fora de suas casas.

“Sobre a São Leopoldo Fest 2024, lamentamos todo o ocorrido, pois estávamos preparando a maior festa da história. Seriam 16 dias, 11 shows nacionais, mais de 200 artistas locais, e estimávamos alcançar, pela primeira vez, cerca de 200 mil pessoas visitando a festa”, disse o diretor da S3, Alessandro Almeida.

“Estamos em contato com a Secretaria de Cultura do município e aguardamos uma reunião com o prefeito, para juntos tentar definir o melhor para São Leopoldo neste momento”, continuou.

Produtora já investiu R$ 450 mil na festa

Conforme Almeida, a produtora já investiu cerca de R$ 450 mil, entre despesas da festa e com artistas nacionais. “Vale ressaltar que a festa movimenta a economia local, gera empregos e abrange vários empresários, que também foram atingidos pelas cheias. Assim como nossos artistas, que esperam o ano todo pela festa e estão passando por um momento difícil, em função de todos os eventos terem sido cancelados devido ao decreto estadual”, observou o diretor.

“Esperamos conseguir achar uma forma, de mesmo adiando, fazer um grande evento, solidário e em prol das pessoas que necessitam, pois uma festa como a São Leopoldo Fest foi feita para trazer alegria ao povo e para comemorar”, concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas