abc+

CULTURA

Vai ter cinema na antiga estação do trem de Canoas

Curtas premiados de Luca Risi serão exibidos dia 25 de fevereiro

Publicado em: 17/02/2023 às 10h:28 Última atualização: 24/01/2024 às 13h:41
Publicidade

A casa de cultura da antiga estação do trem de Canoas terá espaço para cinema logo após o carnaval. Ocorre na tarde do dia 25 de fevereiro a amostra Filmes Curtas, organizada pelo diretor de cinema, roteirista, cartunista, chargista e ilustrador Lucas Risi. Na programação, serão exibidos os curta-metragens “Reencarnação”, “Reencarnação 2”, “É Preciso Doar”, “É ficção ou …”. A entrada é franca.

Curtas premiados de Luca Risi serão exibidos dia 25



Curtas premiados de Luca Risi serão exibidos dia 25

Foto: REPRODUÇÃO

Um “amigo” da Casa do Poeta de Canoas, Risi conta ter recebido o convite para exibir alguns de seus curtas mais premiados na cidade com muito orgulho. O porto-alegrense diz ser a oportunidade perfeita para apresentar seu trabalho a novas gerações.

“Eu era amigo do Nelson Fachinelli, expoente que criou a Casa do Poeta de Canoas. Continuo com muitos amigos na Casa, sendo sempre motivo de muito orgulho para mim poder voltar a Canoas”.

Aos 69 anos, Luca Risi é um veterano do curta-metragem com projetos exibidos no Brasil e no exterior. Durante o final da década de 90 e início dos anos 2000, viu seus curtas serem premiados no Festival de Gramado. “Reencarnação 1 e 2” fazem parte desta leva de projetos.

“Meus curta-metragens sempre foram muito pessoais”, revela. “Falam sempre de experiências que vivi e de emoções que senti. Nunca consegui criar algo sem conexão com a minha vida e com o meu mundo. Meu cinema é espiritual em um sentido mais amplo da palavra”.

Produção

Risi adianta que vai se valer da exibição em Canoas para convidar atores e atrizes a se juntar a ele em um novo projeto de ficção que pretende rodar em Canoas. Desta vez, em longa-metragem, o que considera um desafio e tanto em uma época de recessão na cultura em todo o País.

“Estou começando o projeto e gostaria muito de contar com o apoio de atores e atrizes de Canoas para rodar”, avisa. “Quero aproveitar o tempo que vou passar na cidade para conversar com alguns que se interessarem pela proposta.”

Mais elogiados

Além dos projetos citados acima, se destacam na carreira do cineasta curtas como “O Homem que pensava ser Jesus” e “Sem Sorte no Amor”, que conta a história de uma jovem que sofre por não ter a beleza que a sociedade convencionou ser a ideal. Na trama, Vanessa faz um pacto com Satanás para conquistar o menino que considera o mais bonito na escola em que estuda.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade