Calor acima da média e chuva irregular devem marcar o tempo no mês de fevereiro no Rio Grande do Sul. É o que aponta o prognóstico da MetSul Meteorologia para o mês que começa nesta quinta-feira (1º). Para quem vai aproveitar a praia no Estado, a notícia é boa.
O fenômeno El Niño segue classificado como “forte”, mas há indicativos de que começa a perder força. Com isso, a expectativa é que não ocorram novos episódios de chuva em excesso como os registrados especialmente na primavera no Rio Grande do Sul.
Mesmo assim pode chover forte no Estado em fevereiro? Pode, mas não necessariamente será associada ao El Niño. Historicamente a combinação de calor e umidade formam nuvens carregadas nesta época e, com elas, chuvas e temporais que podem ser fortes, porém localizados.
Segundo a MetSul, as regiões norte, leste e nordeste do RS “têm maior propensão a episódios de pancadas de chuva pelo calor, incluindo o Litoral Norte, que sofre maior influência das correntes de umidade que atuam nesta época do ano no Sudeste do Brasil e nos litorais de Santa Catarina e do Paraná”.
Ainda assim, a previsão é de que as praias gaúchas tenham um mês de fevereiro com a grande maioria dos dias com sol. Os primeiros dias serão secos e quentes em quase todo o Estado. Episódios de chuva irregular devem se repetir mais na segunda quinzena.
Conforme a MetSul, a perspectiva é que, de forma geral, o mês seja de temperaturas acima ou muito acima da média em grande parte do País, incluindo o Rio Grande do Sul.
A tendência é que fevereiro não repita janeiro, quando, segundo a MetSul, fez mais de 35ºC em apenas dois dias. Ao longo do mês que está terminando foram 14 dias com temperaturas acima dos 30ºC.
“Grande parte dos dias do mês de fevereiro terá máximas acima de 30ºC, portanto tende a ser um mês mais quente na média do que foi janeiro na capital gaúcha e na maior parte do Sul do Brasil”, informa a MetSul.
LEIA TAMBÉM