SAÚDE

Vacinação contra a gripe começa hoje e UBSs de São Leopoldo têm horário ampliado

Seis unidades básicas de saúde de São Leopoldo terão horário estendido até às 20h30. No Estado, o público-alvo da campanha, que se estenderá até 31 de maio, é de mais de 5 milhões de pessoas

Publicado em: 10/04/2023 07:21
Última atualização: 04/03/2024 10:57

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe influenza. Em São Leopoldo, a imunização envolverá todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com sala de vacinação. Além disso, seis unidades básicas de saúde terão horário estendido até às 20h30.

Estado já distribuiu 828 mil doses aos municípios Foto: Secretaria da Saúde do RS

No Rio Grande do Sul, o público-alvo da campanha, que segue até o dia 31 de maio, é de mais de cinco milhões de pessoas. Diferentemente das últimas edições, a estratégia deste ano é que a vacinação seja em etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. Essa orientação, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), pode ser adaptada pelos municípios, conforme a estrutura, condições e cronogramas propostos.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas nas populações estimadas. Para os demais públicos elegíveis, que totalizam mais 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses - porém, sem estipulação de cobertura a ser atingida.

Prevenção

"A vacinação é uma das medidas de prevenção contra a doença, suas complicações e os óbitos. Além disso, contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco", explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização contra a gripe pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Mobilização pelas cidades da região

Em São Leopoldo, todas as UBS, com sala de vacinação, ofertarão o imunizante. E seis unidades terão horário estendido até as 20h30 de hoje até o próximo dia 19. Conforme a Prefeitura, as UBSs são da Campina, Rio Branco, Padre Orestes, Vicentina, Imigrante e Centro do Idoso. Nestes locais, os atendimentos ocorrerão das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 20h30. No sábado, dia 15 de abril, outras quatro unidades básicas de saúde leopoldense estarão com atendimento médico por livre demanda e vacinação com horário estendido, das 8 às 20 horas.

Serão as UBS Brás, Scharlau, Vicentina e Cohab Duque. Também, para garantir mais acessibilidade e agilizar a vacinação de idosos e de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a vacina contra a gripe será disponibilizada em sistema de drive thru na sextafeira e sábado, dias 14 e 15 de abril. O local será nas pirâmides do Largo Rui Porto, na Avenida Dom João Becker, Centro.

Em Esteio, a ação será realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacinação, de segunda a sexta, das 8 horas ao meiodia e das 13 às 16h30, e no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), das 17 às 20h30. Em Sapucaia do Sul, o imunizante também estará disponível em todas as unidades de saúde, sem necessidade de agendamento.

Infecção viral aguda

“A vacina da Influenza teve pouca procura no ano passado e a tendência é que esse ano as gripes venham muito forte pois ficamos muito desprotegidos e dessa forma há mais circulação do vírus. A pessoa que for em busca da vacina contra a covid-19 pode aproveitar o momento para aplicar a vacina Influenza”, destaca a coordenadora de Imunizações, de São Leopoldo, Karen Carvalho.

O imunizante contra a influenza pode ser aplicado junto a outras vacinas, inclusive com a da Covid-19. Conforme a equipe da SES, a influenza é uma infecção viral aguda, de alta transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório. O público-alvo estimado para a campanha da gripe influenza no RS é de 4.693.944. Entre os principais grupos estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; e pessoas com 60 anos ou mais (esse grupo chega a 2.219.023).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas