A região está enfrentando falta de vacina bivalente contra a Covid-19 nas unidades de saúde. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o último repasse de doses por parte do Ministério da Saúde ocorreu no mês de março.
Em Novo Hamburgo, as últimas doses foram enviadas pelo governo federal e pelo governo do Estado no mês passado. Em nota, a Prefeitura de Novo Hamburgo respondeu que “no momento, as unidades de saúde não possuem doses em estoque do imunizante”. “A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo já sinalizou a falta da vacina na cidade e espera receber a reposição o mais breve possível para dar continuidade à imunização da população. No entanto, ainda não recebeu previsão de quando receberá o novo lote.”
Assim como o município hamburguense, as cidades de Canoas, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Estância Velha também apresentam falta da vacina bivalente contra a Covid-19, e aguardam o envio de uma nova remessa.
Conforme a SES, “a descontinuidade momentânea do estoque nacional deve-se a recomendação do Comitê Técnico Assessor (CTA) em Covid-19 enfatizando a importância de adoção de vacinas atualizadas com as últimas cepas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.
Segundo a pasta, o Ministério da Saúde informou que a aquisição das vacinas atualizadas já está na fase final do processo e a previsão de entregas é ainda para o mês de abril. Por enquanto, somente as vacinas Coronavac e Pfizer pediátricas, para menores de 5 anos de idades, estão disponíveis para distribuição aos serviços.
LEIA TAMBÉM