FÉ CATÓLICA
Urna com restos mortais de Santa Teresinha chega ao Vale do Sinos
Peregrinação das relíquias da santa francesa passará pela região até domingo
Última atualização: 14/03/2024 18:02
Chegam nesta sexta-feira (15), em São Leopoldo, as Relíquias de Santa Teresinha, urna com parte dos restos mortais da santa francesa Teresa de Lisieux, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus. A agenda faz parte da Peregrinação das Relíquias, atividade que começou nesta terça-feira (12) e segue até o domingo (17), com a passagem das relíquias por cidades do Vale do Sinos.
As relíquias chegaram no último domingo (10) em Porto Alegre. O primeiro município da região a receber a ação foi Canoas, na noite de terça-feira. Por lá, a urna foi exposta para os fiéis na Paróquia Nossa Senhora das Graças, e o padre Cesar Leandro Padilha comandou a missa e a “bênção das rosas”. Segundo o padre, o relicário tem mais de 100 quilos, um pouco mais de um metro de comprimento e armazena um pedaço de fêmur e do pé da santa. “A passagem das Relíquias de Santa Teresinha faz parte da programação da ordem dos Carmelitas”, destacou Padilha.
Programação
De acordo com a programação divulgada pela Diocese de Novo Hamburgo, nesta sexta-feira (15), a urna chega ao Carmelo Nosso Senhor dos Passos, no bairro Cristo Rei, em São Leopoldo, para cortejo, às 17 horas, e missa de oração com as relíquias, às 18 horas. No sábado (16), a programação segue no Carmelo, com missa às 7 horas.
Às 14 horas, as relíquias partem para a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo, onde haverá recepção às 15 horas, e missa às 17 horas. À noite, o relicário será conduzido para a Paróquia Santa Teresinha, em Campo Bom, onde haverá recepção e oração com as relíquias às 19h30.
No domingo, a agenda na região encerra com missa novamente no Carmelo leopoldense às 8 horas. A despedida das relíquias ocorre às 9h30. Após, as relíquias vão passar pela Serra gaúcha.
O Carmelo fica na Rua Monte Carmelo, 78, bairro Cristo Rei e, conforme a Diocese hamburguense, o público pode acessar o local gratuitamente para participar das atividades que envolvem as relíquias de Santa Teresinha.
O Relicário
O relicário, onde estão armazenados os restos mortais, possui sete alças (três em cada lateral e uma em cada extremidade) para ser carregado. Este relicário é destinado, desde 1994, a peregrinar pelo mundo, encaminhado diretamente da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França.
História de Teresa
Teresa de Lisieux nasceu em 2 de janeiro de 1873 em Alençom, Baixa Normandia, na França. Desde o nascimento estava fraca e doente. Ela faleceu aos 24 anos. Antes de morrer, ela escreveu três manuscritos a pedido de sua irmã, Paulina. Eles foram publicados em 1898 com o título de História de uma Alma.
Conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus, a freira carmelita descalça francesa é lembrada como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral, por seu “jeito prático e simples de abordar a vida espiritual”.
Antes de ser canonizada, Santa Teresa do Menino Jesus foi beatificada em abril de 1923. Sua canonização foi feita pelo Papa Pio Xl, em 1925, no dia 17 de maio. No ano de 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas, ela também foi nomeada Padroeira Secundária da França.