abc+

PREFEITURA DE CANELA

UPA 24 horas, Parque do Palácio e Centro de Feiras: Quais prioridades e promessas da gestão de Gilberto Cezar e Tolão para Canela

Prefeito e vice eleitos destacam transição de governo e formação de equipe para mandato na Prefeitura; confira

Mônica Pereira
Publicado em: 14/10/2024 às 11h:35
Publicidade

Gilberto Cezar (PSDB) está eleito prefeito de Canela. Na votação do dia 6 de outubro, ele e o vice-prefeito eleito Tolão (PDT) conseguiram alcançar 14.097 votos, o que representa 59,07% do total. A chapa à majoritária teve uma votação expressiva e muito maior do que as demais candidaturas. Os outros quatro postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal tiveram, juntos, 9.767 votos.

ATENÇÃO: Mais de 19,2 mil eleitores de Gramado e Canela não votaram nas eleições de 2024

Gilberto Cezar (PSDB) e Tolão (PDT) conquistam maioria dos eleitores de Canela e são eleitos com 59,07% dos votos



Gilberto Cezar (PSDB) e Tolão (PDT) conquistam maioria dos eleitores de Canela e são eleitos com 59,07% dos votos

Foto: fotos Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Passada a comemoração inicial, é momento de iniciar o trabalho, pensando no futuro de Canela. Gilberto e Tolão, agora, começam a projetar a transição entre os governos. Estão montando uma equipe e pretendem, nesta semana, iniciar as tratativas com a atual gestão do Executivo.

Para Tolão, é importante buscar informações para que comecem a planejar os primeiros meses de governo. “Temos que ter os dados necessários para que possamos implementar algumas coisas já ali em janeiro”, afirma.

PARA VOCÊ: Receba notícias da região diretamente em seu WhatsApp!

Rupturas com a atual gestão municipal

Os dois eleitos são conhecidos do atual prefeito Constantino Orsolin (MDB). Gilberto Cezar foi reeleito como vice-prefeito em 2020, mas renunciou ao cargo em maio de 2023. Tolão, na gestão passada, foi secretário da Educação. Mas para eles, o olhar precisa ser para frente. “Vamos começar o trabalho, mas sem passar por cima de ninguém”, conta o futuro prefeito.

Gilberto destaca que brigas políticas o levaram à renúncia. “Mas isso passou. Temos 48 meses de mandato e precisamos construir um bom trabalho para Canela. Tem tanta coisa boa para a gente fazer, tanta oportunidade para buscar”, aponta. “Temos muitas ideias, boa vontade e teremos uma equipe qualificada. Faremos um choque de gestão, buscando resultados e trabalhando em conjunto. Diálogo e respeito não vão faltar da nossa parte”, alega.

“A gente não quer conflitos. As discussões terminaram na campanha. Teve um projeto que a comunidade escolheu e nós estamos empolgados para construir projetos que vão tornar vivos os sonhos da comunidade. Vamos construir uma nova história e não queremos perder tempo com o passado”, complementa Tolão.

Entre os assuntos que geraram embates entre Constantino e Gilberto estão a venda do Centro de Feiras e o Parque do Palácio. Para o prefeito eleito, assuntos que estão com projetos definidos. “No Parque do Palácio, vamos fazer um parque público, moderno e que vai ser aberto. Não vai ter centro de eventos, não vai ser vendido e não vai ser privatizado. O parque será um parque. Para o Centro de Feiras, a gente quer recuperar o espaço e queremos retomar eventos na cidade”, adianta.

Composição do secretariado e a Câmara de Vereadores

Sobre o novo secretariado, os eleitos adiantam que estão buscando nomes, mas que ainda não existe definição. “Fomos eleitos sem prometer cargos e os partidos que se coligaram fizeram por acreditar no nosso projeto. Mas claro que vamos compor, ouvir ideias e propostas, mas não tem promessa para ninguém”, declara Gilberto.

Mesmo sem ter a maioria na Câmara, já que há seis vereadores da base do atual governo, o prefeito eleito reforça que vai buscar sempre o diálogo. “Nós achamos muito importante ter a oposição. Nós queremos que tenha oposição, pois a crítica vai nos fazer trabalhar mais”, acrescenta Tolão.

Prioridades para os primeiros 100 dias

Para o prefeito eleito, saúde é prioridade. Por isso, a ideia é melhorar o atendimento nos postos de saúde e iniciar uma nova gestão no Hospital de Caridade de Canela, que terá a intervenção mantida. “Temos que melhorar e ampliar a limpeza do Centro, começar a trabalhar essa questão da saúde e a fiscalização do comércio ambulante”, salienta Gilberto.

Outra responsabilidade nos primeiros meses de governo é o início do período letivo e um novo ano do turno integral.

“A gente tem que manter essa esperança acesa”

No novo comando da gestão municipal, Gilberto declara que o desafio é resgatar a confiança e a autoestima da comunidade canelense. “As pessoas votaram com esperança e nós não podemos decepcioná-las. E temos que trabalhar muito. A gente não quer perder a sensibilidade dos problemas que sentimos durante a campanha”, alega Tolão, ao citar assuntos como saúde e sub-habitação.

“A gente quer que o canelense tenha autoestima e que ele tenha confiança que é possível fazer uma política com resultado. Hoje, as pessoas falam que política é tudo igual, estão desesperançosas. E isso é falta de crédito da política. Eu acho que a política pode ser feita com ética, com responsabilidade. A gente tem que manter essa esperança acesa”, pondera Gilberto.

Metas para o futuro governo municipal

Uma das grandes metas para a gestão de Gilberto Cezar e Tolão é construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com dois médicos atendendo 24 horas por dia. Ainda, iniciar ações para melhorar índices, como o de educação, desenvolvimento humano e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade