Universidades da Região estão com mais de 60 vagas disponíveis para cursos de diversos conhecimentos, neste mês de março. As opções são online e presenciais, gratuitas e qualquer pessoa pode participar, fazendo a inscrição diretamente no site das instituições. A Universidade Feevale possui, no momento, três cursos com matrículas abertas, onde o aluno poderá aprender sobre ‘fazer negócio’, saúde digital e blockchain.
“Promover cursos gratuitos à comunidade, como os que integram o programa Pílulas da Inovação, promovido pela Feevale, é gratificante. Dessa forma, contribuímos com o desenvolvimento da comunidade local, fazendo com que as pessoas saiam de sua zona de conforto e estejam preparadas para inovar na sua vida pessoal, acadêmica e profissional”, afirma a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon.
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, tem 16 cursos com inscrições abertas, onde os temas variam entre fotografia institucional, inovação e empreendedorismo, finanças pessoais e língua brasileira de sinais. “A Unisinos tem um espaço que se chama Unisinos La, onde ficam os cursos MOOCs que são gratuitos e abertos para o público em geral”, informa a universidade.
A Faccat – Faculdades Integradas de Taquara, somente em março, está com sete cursos com inscrições abertas, mas voltados aos alunos. “Como o ano letivo na Faccat iniciou somente na quarta-feira (1º), não temos ainda muitos cursos gratuitos para a comunidade. Mas temos os projetos de Informática para a Terceira Idade, coral Viva a Vida e o projeto 60 +, que iniciam em março e seguem até dezembro”, explica a Faccat.
A região metropolitana também conta com cursos gratuitos fornecidos pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-Canoas). A instituição oferece 35 cursos de extensão gratuitos na modalidade EAD. Os itinerários abrangem as mais diversas áreas (Educação; Humanas e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; e Saúde e Bem-estar Social). E estudantes podem solicitar certificado para valer como horas complementares.
+ Cursos livres para a comunidade
Além dos cursos regulares nível técnico e graduação, em que o aluno tem de passar por processo seletivo no mês de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) disponibiliza também cursos sem critérios de seleção, com ingresso ao longo do ano e diversas vagas disponíveis.
Na região, a IFSul tem polo em Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Sapiranga e Rolante. Entre os cursos oferecidos para a comunidade estão o de línguas, inglês e espanhol e de reparador de eletrodomésticos, ambos na modalidade a distância. Para o curso de línguas, as inscrições abrem na segunda-feira (13).
Conforme o polo do IFSul Sapucaia, até a próxima quarta-feira (8) as inscrições para o curso técnico integrado ao ensino médio em Administração estão abertas. O curso é ofertado na modalidade EJA para maiores de 18 anos. É noturno e tem três anos de duração.
No polo de Rolante os cursos são divididos em quatro modalidades, os técnicos integrados ao Ensino Médio, os concomitantes, subsequentes e superiores de tecnologia. Entre as opções estão os cursos de técnicos em administração, agropecuária, informática, recursos humanos, entre outros. Cada Polo IFSul possui datas de inscrições e suas vagas que podem ser conferidas no site da faculdade.
Confira o link dos cursos disponíveis:
- Acesse os cursos disponíveis na Feevale
- Acesse os cursos disponíveis na Ulbra
- Acesse os cursos disponíveis na Unisinos
- Acesse os cursos disponíveis na Faccat
- Acesse os cursos disponíveis na IFSul
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags