OUTUBRO ROSA

Unisinos recebe exposição fotográfica sobre o câncer de mama

A ação integra a programação do Outubro Rosa na universidade e está aberta ao público na claraboia da Biblioteca

Publicado em: 14/10/2024 10:49
Última atualização: 14/10/2024 10:56

Até esta terça-feira (15), o campus São Leopoldo da Unisinos recebe a exposição fotográfica “metAMORfose”. A ação integra a programação do Outubro Rosa na universidade e está aberta ao público na claraboia da Biblioteca. As fotos, produzidas pela fotógrafa Mariana de Borba, retratam as diferentes fases do tratamento do câncer de mama, tendo como modelo a moradora de São Leopoldo Melissa Portal, 38, que convive com a doença desde 2016.

Exposição tem como modelo a moradora de São Leopoldo Melissa Portal, 38, que convive com a doença desde 2016 Foto: Carolina Kremer/Especial

Ao todo, 10 imagens compõem a exposição. Aos visitantes, um alerta: nesta segunda-feira (14) a universidade está fechada devido a antecipação do feriado do dia do professor e do auxiliar de administração escolar.

“Na foto de número um retratamos o momento quando recebi o diagnóstico. Foi como se o chão tivesse se partido sob meus pés. Me vi mergulhada num mar de incertezas e medos, sem saber ao certo o que viria a seguir”, conta Melissa. Em outra imagem, Melissa e a fotógrafa trabalham o sentimento de renascimento. “Cada dia que passa é uma chance de renascer. Essa transformação foi além do meu corpo, ela aconteceu dentro de mim. Encontrei um novo propósito, um novo sentido para cada momento vivido”, diz.

LEIA TAMBÉM: Festival da Criança Capilé atrai mais de mil pessoas ao Estádio Monumental do Cristo Rei

Para Melissa, a exposição busca conscientizar sobre o câncer de mama de forma leve e com esperança, mostrando para as pacientes um novo olhar sobre o tratamento da doença.

“A vitória para mim não está apenas na cura física, mas na maneira como aprendi a encarar a vida. Desde 2016 venho lutando, e hoje sorrio porque aprendi a caminhar com gratidão. Cada passo, cada luta, me trouxeram até aqui, com uma nova perspectiva e um coração cheio de esperança”, completa. Depois de São Leopoldo, a exposição seguirá para o campus Porto Alegre da Universidade. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas