OPORTUNIDADE

Unisinos oferece bolsas 100% para pessoas pretas e pardas

Além da mensalidade, selecionados receberão uma ajuda de custo de R$1 mil por mês durante 18 meses

Publicado em: 10/01/2024 14:00
Última atualização: 10/01/2024 14:05

A Unisinos está com edital aberto para seleção de bolsas 100% voltada a pessoas pretas e pardas. Além de garantir a mensalidade, os selecionados receberão uma ajuda de custo de R$1 mil mensalmente, pelo período máximo de 18 meses. Por não possuir caráter cumulativo, os alunos beneficiários que forem vinculados a outros programas de bolsas de estudo como CNPq e CAPES, caso selecionados, deverão optar pelo recebimento exclusivo de apenas um benefício.

Universidade foi considerada recentemente a 4ª melhor do País Foto: Arthur Woltmann/Divulgação

Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de março. Ao todo, são 17 cotas para cursos de pós-graduação, especialização e MBA, em áreas como psicologia, arquitetura, gestão empresarial e direito. As inscrições devem ser feitas online. O edital pode ser conferido pelo site da universidade. A divulgação da lista definitiva dos indicados está prevista para o dia 27 de março e o período de matrícula dos contemplados será de 28 de março até 11 de abril.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (Neabi), Jorge da Silva, para a Unisinos ter bolsas de estudos e de permanência para pessoas pretas e pardas na universidade é uma forma de investir na equidade racial, diminuindo a desigualdade observada no Brasil.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maura Corcini Lopes, o engajamento da universidade no combate ao racismo mostra os princípios que regem a instituição. "Acreditamos que por meio de ações afirmativas e da educação podemos construir parte das condições necessárias para a promoção da justiça social no Brasil. Lutamos pelo respeito e pela promoção da diversidade e da diferença".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas