31 DE JULHO
Unisinos completa 55 anos nesta quarta-feira; missa celebra o aniversário da universidade
Universidade tem câmpus em São Leopoldo e Porto Alegre, além de Polos EAD no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais
Última atualização: 31/07/2024 07:43
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que tem câmpus em São Leopoldo e Porto Alegre, além de Polos EAD no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, completa, neste 31 de julho, 55 anos de existência. Dentro das comemorações de aniversário, a instituição realizará uma missa de ação de graças pelo Dia de Santo Inácio de Loyola e pelo aniversário da universidade, nesta quarta-feira (31), às 11 horas, na Capela Universitária - próximo da Biblioteca da instituição, no câmpus São Leopoldo. A celebração é aberta ao público.
Além disso, em outra data, nova atividade será realizada, mas especialmente voltada aos colaboradores. Ao longo do ano, outras ações alusivas aos 55 anos têm sido desenvolvidas pela universidade e pelas Escolas Unisinos.
Hoje, comemorando mais um ciclo à frente da instituição, o reitor da universidade, padre Sérgio Mariucci, destaca a importância da pesquisa e da ciência, lembra a relevância da universidade durante o crítico período das enchentes de maio, quando abriu suas portas para receber desabrigados, e enalteceu o aniversário da Unisinos, citando vocações e desafios para os novos ciclos.
Universidade em defesa da ciência e pesquisa
Mariucci assumiu a reitoria da universidade em janeiro de 2022, quando o mundo ainda enfrentava as consequências da pandemia de Covid-19 e se adaptava a novas práticas, buscando mais proteção pela imunização contra o coronavírus. Ele entende que, a partir da perspectiva da universidade, aquilo que chamávamos de “novo normal” no início de 2022, pode ser visto, hoje, como uma vigorosa defesa da ciência e da pesquisa.
LEIA TAMBÉM: FÜR IMMER: Noite de gala marca estreia do documentário no Teatro Feevale; assista
“Tanto naquele ano quanto hoje, reconhecemos com gratidão que foi graças à ciência que as diversas vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde, salvando inúmeras vidas. Além das vacinas, a luta contra os sintomas ameaçadores da cultura do ‘pós-verdade’, como o obscurantismo e o negacionismo, reafirma a universidade como um espaço de defesa contínua e vigorosa da ciência, da pesquisa e da justiça socioambiental”, observou.
Retribuição com vítimas da enchente
O reitor também avaliou o destaque recente da participação da instituição na comunidade leopoldense, quando seu Complexo Desportivo foi disponibilizado para acolher vítimas da enchente. “A experiência de abrir a Unisinos para abrigar cerca de 1.600 pessoas, além das centenas de voluntários, revelou e certificou a qualidade da nossa instituição. Naquelas semanas, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática os valores que sustentam a nossa universidade”, afirma.
SAIBA MAIS: Divulgada a programação da 17ª Aldeia Sesc Capilé; confira as atrações
“Ter acolhido parte da valorosa população capilé nos oportunizou retribuir tudo o que essa cidade nos proporcionou e fizemos isso por meio do trabalho e do afeto de todas as pessoas da Unisinos, das várias áreas do conhecimento e do suporte técnico-administrativo. Esse trabalho foi reconhecido pelo próprio presidente da República, que esteve aqui nos visitando, mas, sobretudo, pelo sorriso e sincera gratidão de cada uma daquelas pessoas que vivenciaram a Unisinos na situação de desabrigados.”
História e tradição
Chegando aos 55 anos de fundação, a Unisinos relembra as conquistas passadas, mas também foca o olhar para os próximos anos. Padre Mariucci reitera, por exemplo, que a universidade tem se posicionado para fortalecer a vocação de São Leopoldo quanto a ser um polo da indústria metalmecânica e da indústria criativa, mas cita também outros desafios.
“Nosso parque tecnológico, o Tecnosinos, nos direciona a atrair investidores e mão de obra qualificada para essas áreas. Ainda temos que avançar e crescer na área da saúde, com suas diversas possibilidades e serviços.” O reitor também afirma que a instituição seguirá os preceitos que a fizeram um grande nome acadêmico.
VIU ESTA?: Hospital São Camilo passará a fazer coleta de sangue a partir desta quarta-feira
“Nossa ‘jovem história’ de 55 anos segue a tradição centenária da educação da Companhia de Jesus. Essa história e tradição nos impulsionam para a inovação e a responsabilidade cidadã. Nos próximos 55 anos de uma longa história a ser escrita pela Unisinos, continuaremos sendo uma universidade jesuíta, católica e de grande reputação na pesquisa, no ensino e na extensão.”