abc+

31 DE JULHO

Unisinos completa 55 anos nesta quarta-feira; missa celebra o aniversário da universidade

Universidade tem câmpus em São Leopoldo e Porto Alegre, além de Polos EAD no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais

Priscila Carvalho
Publicado em: 31/07/2024 às 03h:00 Última atualização: 31/07/2024 às 07h:43
Publicidade

 A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que tem câmpus em São Leopoldo e Porto Alegre, além de Polos EAD no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, completa, neste 31 de julho, 55 anos de existência. Dentro das comemorações de aniversário, a instituição realizará uma missa de ação de graças pelo Dia de Santo Inácio de Loyola e pelo aniversário da universidade, nesta quarta-feira (31), às 11 horas, na Capela Universitária – próximo da Biblioteca da instituição, no câmpus São Leopoldo. A celebração é aberta ao público.

Universidade tem câmpus em São Leopoldo (foto) e capital



Universidade tem câmpus em São Leopoldo (foto) e capital

Foto: Arthur Woltmann/Unisinos

Além disso, em outra data, nova atividade será realizada, mas especialmente voltada aos colaboradores. Ao longo do ano, outras ações alusivas aos 55 anos têm sido desenvolvidas pela universidade e pelas Escolas Unisinos.

Hoje, comemorando mais um ciclo à frente da instituição, o reitor da universidade, padre Sérgio Mariucci, destaca a importância da pesquisa e da ciência, lembra a relevância da universidade durante o crítico período das enchentes de maio, quando abriu suas portas para receber desabrigados, e enalteceu o aniversário da Unisinos, citando vocações e desafios para os novos ciclos.

Universidade em defesa da ciência e pesquisa

Mariucci assumiu a reitoria da universidade em janeiro de 2022, quando o mundo ainda enfrentava as consequências da pandemia de Covid-19 e se adaptava a novas práticas, buscando mais proteção pela imunização contra o coronavírus. Ele entende que, a partir da perspectiva da universidade, aquilo que chamávamos de “novo normal” no início de 2022, pode ser visto, hoje, como uma vigorosa defesa da ciência e da pesquisa.

LEIA TAMBÉM: FÜR IMMER: Noite de gala marca estreia do documentário no Teatro Feevale; assista

“Tanto naquele ano quanto hoje, reconhecemos com gratidão que foi graças à ciência que as diversas vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde, salvando inúmeras vidas. Além das vacinas, a luta contra os sintomas ameaçadores da cultura do ‘pós-verdade’, como o obscurantismo e o negacionismo, reafirma a universidade como um espaço de defesa contínua e vigorosa da ciência, da pesquisa e da justiça socioambiental”, observou.

Retribuição com vítimas da enchente

O reitor também avaliou o destaque recente da participação da instituição na comunidade leopoldense, quando seu Complexo Desportivo foi disponibilizado para acolher vítimas da enchente. “A experiência de abrir a Unisinos para abrigar cerca de 1.600 pessoas, além das centenas de voluntários, revelou e certificou a qualidade da nossa instituição. Naquelas semanas, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática os valores que sustentam a nossa universidade”, afirma.

SAIBA MAIS: Divulgada a programação da 17ª Aldeia Sesc Capilé; confira as atrações

“Ter acolhido parte da valorosa população capilé nos oportunizou retribuir tudo o que essa cidade nos proporcionou e fizemos isso por meio do trabalho e do afeto de todas as pessoas da Unisinos, das várias áreas do conhecimento e do suporte técnico-administrativo. Esse trabalho foi reconhecido pelo próprio presidente da República, que esteve aqui nos visitando, mas, sobretudo, pelo sorriso e sincera gratidão de cada uma daquelas pessoas que vivenciaram a Unisinos na situação de desabrigados.”

História e tradição

Chegando aos 55 anos de fundação, a Unisinos relembra as conquistas passadas, mas também foca o olhar para os próximos anos. Padre Mariucci reitera, por exemplo, que a universidade tem se posicionado para fortalecer a vocação de São Leopoldo quanto a ser um polo da indústria metalmecânica e da indústria criativa, mas cita também outros desafios.

“Nosso parque tecnológico, o Tecnosinos, nos direciona a atrair investidores e mão de obra qualificada para essas áreas. Ainda temos que avançar e crescer na área da saúde, com suas diversas possibilidades e serviços.” O reitor também afirma que a instituição seguirá os preceitos que a fizeram um grande nome acadêmico.

VIU ESTA?: Hospital São Camilo passará a fazer coleta de sangue a partir desta quarta-feira

“Nossa ‘jovem história’ de 55 anos segue a tradição centenária da educação da Companhia de Jesus. Essa história e tradição nos impulsionam para a inovação e a responsabilidade cidadã. Nos próximos 55 anos de uma longa história a ser escrita pela Unisinos, continuaremos sendo uma universidade jesuíta, católica e de grande reputação na pesquisa, no ensino e na extensão.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade