DIA D
Unidades de saúde vão abrir neste sábado para vacinar contra a gripe
Cobertura dos grupos prioritários está em 25,9% no Rio Grande do Sul
Última atualização: 06/03/2024 10:44
A campanha de vacinação contra a gripe Influenza iniciou-se dia 10 de abril. E as cidades da região promoveram ações para viabilizar e incentivar a imunização, como vacina disponível em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), horário ampliado, atendimento aos sábados e até drive-thru.
A cobertura no Estado está, ênfase no grupo prioritário, em 25,9%. Em São Leopoldo, até quinta-feira (4), a cobertura estava em 24,7%. É preciso mais, dada a importância da imunização. Com esse objetivo, neste sábado (6), ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza. Em São Leopoldo também tem vacinação contra Covid-19.
A secretária de Saúde de São Leopoldo, Andréia Nunes, enfatiza que a meta é atingir 90% de cobertura da Influenza até o dia 31 de maio. "Pretendemos chegar a esse número dentro desse mês, quando se encerra a campanha nacional. É um grande desafio depois de todas as dificuldades que passamos por conta das notícias falsas contra as vacinas nos últimos anos. Vivemos um novo momento de incentivo à prevenção no País. Queremos, com o Dia D num sábado, acelerar o processo de cobertura, beneficiando a população em geral e os pais e responsáveis para que possam levar seus filhos", enfatiza ela, destacando que a ideia também é facilitar a vida de quem trabalha.
Blitz de vacinação
As UBSs Campina, Rio Branco, Santa Marta, Materno Infantil, Campestre, Vicentina, Scharlau, Padre Orestes e Imigrante terão atendimento das 8 às 17 horas sem fechar ao meio-dia. Já a blitz de vacinação estará no Macromix Atacado, na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 2.120, bairro Padre Reus, e no Atacadão, na Avenida Arnaldo Pereira da Silva, 1.223, bairro Santos Dumont. O expediente será das 8h30 às 11h30 e do meio-dia às 16h30.
Mutirão também em Portão e Sapucaia do Sul
Com 33,7% de cobertura vacinal, Sapucaia do Sul também fará forte mobilização com Dia D contra a Influenza, dos grupos prioritários, e também contra Covid-19, neste sábado, das 8 às 17 horas. Em Portão também está engajada na campanha.