A campanha de vacinação contra a gripe Influenza iniciou-se dia 10 de abril. E as cidades da região promoveram ações para viabilizar e incentivar a imunização, como vacina disponível em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), horário ampliado, atendimento aos sábados e até drive-thru.
A cobertura no Estado está, ênfase no grupo prioritário, em 25,9%. Em São Leopoldo, até quinta-feira (4), a cobertura estava em 24,7%. É preciso mais, dada a importância da imunização. Com esse objetivo, neste sábado (6), ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza. Em São Leopoldo também tem vacinação contra Covid-19.
A secretária de Saúde de São Leopoldo, Andréia Nunes, enfatiza que a meta é atingir 90% de cobertura da Influenza até o dia 31 de maio. “Pretendemos chegar a esse número dentro desse mês, quando se encerra a campanha nacional. É um grande desafio depois de todas as dificuldades que passamos por conta das notícias falsas contra as vacinas nos últimos anos. Vivemos um novo momento de incentivo à prevenção no País. Queremos, com o Dia D num sábado, acelerar o processo de cobertura, beneficiando a população em geral e os pais e responsáveis para que possam levar seus filhos”, enfatiza ela, destacando que a ideia também é facilitar a vida de quem trabalha.
Blitz de vacinação
As UBSs Campina, Rio Branco, Santa Marta, Materno Infantil, Campestre, Vicentina, Scharlau, Padre Orestes e Imigrante terão atendimento das 8 às 17 horas sem fechar ao meio-dia. Já a blitz de vacinação estará no Macromix Atacado, na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 2.120, bairro Padre Reus, e no Atacadão, na Avenida Arnaldo Pereira da Silva, 1.223, bairro Santos Dumont. O expediente será das 8h30 às 11h30 e do meio-dia às 16h30.
LEIA TAMBÉM
Mutirão também em Portão e Sapucaia do Sul
Com 33,7% de cobertura vacinal, Sapucaia do Sul também fará forte mobilização com Dia D contra a Influenza, dos grupos prioritários, e também contra Covid-19, neste sábado, das 8 às 17 horas. Em Portão também está engajada na campanha.
Fim de semana tem previsão de chuvas fortes para a região
Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro de 30 milhões de beneficiários do INSS
Na cidade, a cobertura está em 23,03%, considerada baixa pela equipe da Saúde. Esteio, que está com uma cobertura vacinal da Influenza em 28,6%, não definiu se fará ações pelo Dia D. A prefeitura de Capela de Santana não respondeu às questões da reportagem.
Doses para os grupos prioritários
A vacina da gripe Influenza é destinada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com comorbidade e adolescentes em medidas socioeducativas. Também é voltada para professores, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com deficiência e caminhoneiros. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Ao todo, mais de 5 milhões de pessoas fazem parte dos grupos no Rio Grande do Sul.
Dessas, cerca de um milhão já foram vacinadas até agora. “A vacinação contra a Influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.
Conforme a Secretaria da Saúde do Estado, a mobilização para este sábado foi pactuada pela SES em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS). A definição sobre a abertura dos postos, número de unidades participantes e horários fica sob responsabilidade de cada prefeitura.
Dia D na região
São Leopoldo – Atendimento das 8 às 17 horas
UBS Campina – Avenida Henrique Bier, n° 822 – bairro Campina
UBS Rio Branco – Rua Dr. João Dutra, n° 41- bairro Rio Branco
UBS Santa Marta – R. Eva Moreira dos Santos, 87 – bairro Arroio da Manteiga
UBS Materno Infantil – Rua São Joaquim, n.° 988 – Centro
UBS Campestre – Rua Rio Japurá, n° 200 – Parque Campestre
UBS Scharlau – Rua Pinto Bandeira, nº 68 – Scharlau
UBS Vicentina – Rua Frederico Guilherme Schmidt, esquina Thomas Edson – Vicentina
UBS Padre Orestes – Rua Cora Coralina, s/n – Esquina c/ Av. Mauá – bairro Santos Dumont
UBS Imigrante Feitoria – Rua João Algayer, 71, Feitoria
Sapucaia do Sul – Das 8 às 17 horas
UBS Greiss – Rua São Miguel, nº104 – Bairro Capão da Cruz
UBS Nova Sapucaia – Rua Djalma Sassi, nº 431 – bairro Nova Sapucaia
UBS Centro – Rua Nossa Senhora da Conceição esquina com a Rua Justino Camboim – Centro
ESF Alcina – Rua Osvaldo Dias, nº128 – bairro Ipiranga
ESF Cohab Casas – Rua Valter Neves, s/nº, bairro Cohab
ESF Colonial/Fortuna– R. Giruá, nº805 – Fortuna – bairro Fortuna
ESF Capão da Cruz – Rua Hermes da Fonseca, nº46 – bairro Capão da Cruz
ESF João de Barro – Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, nº1558 – bairro Nova Sapucaia
ESF Primor– Rua Montenegro, nº23 – bairro Primor
ESF Oswaldo Cruz/ ESF São Cristóvão – Rua Beira Campos, 95 – bairro Vargas
ESF Silva –15 de novembro, nº585 – bairro Silva
ESF Vargas – Rua Santa Luzia, nº358 – bairro Vargas
ESF Jardim América – Rua Waldemar da Rosa, s/nº – Lomba da Palmeira.
Portão – Das 8 às 12 e das 13 às 16 horas
ESF Albino Kern – Rua Nilo Pereira Martins, 90
ESF Edith Erna Welter – Rua João Luis de Moraes
ESF Rincão do Cascalho – Rua Theobaldo Muller, 58
ESF Vila Rica – Rua Tulipas, 7
ESF Vila Aparecida – Rua Júlio de Castilhos, nº1245
UBS Central – Rua 9 de Outubro, 147
Unidade de Saúde Centro de Especialidade Dari Hoff – Rua Carlos Scherer
- Categorias
- Tags