ESPECIAL
Uma noite especial para celebrar Alejandro Malo
Comunicador completa 33 anos de carreira no Jornal NH e celebra data com a comunidade em evento que também marca o aniversário do município
Última atualização: 04/03/2024 09:32
Conteúdo Especial | Núcleo 360
Parceria com Beira Rio, Merkator Feiras e Eventos e Sun Motors Kia & Suzuki
As mais de três décadas dedicadas a noticiar os bastidores da moda, do setor empresarial e dos encontros sociais da região serão comemoradas por Alejandro Malo nesta quinta-feira (13), em uma celebração intimista na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, localizada no berço histórico de Novo Hamburgo.
Após vencer o câncer (mais de uma vez), o comunicador escolheu festejar os 33 anos de carreira no Jornal NH com um presente para a comunidade. No mês em que Novo Hamburgo completa 96 anos, o jornalista reúne família, amigos e convidados para uma noite de muita música e emoção. E o ponto alto da programação está a apresentação da Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller, de Três Coroas, que promete encantar os convidados com um repertório repleto de clássicos.
"Eu me encontro em Novo Hamburgo"
Por Alejandro Malo
“Apesar de não ter nascido, parece tudo muito íntimo. Para onde eu olhar, me encontro. Meus primeiros caminhos foram em uma boutique masculina de uma grife famosa, onde de maneira diferente, me relacionei com empresários, os vestindo em suas próprias casas, pois com malas muito pesadas eu os visitava e os ajudava a fazer seus armários. Roupas essas, aliás, que soube harmonizar com roupas das suas esposas. Desta forma, se deu o início do meu relacionamento com a sociedade de Novo Hamburgo.
Um desfile de nova coleção em uma casa noturna em São Leopoldo fez com que eu fosse chamado para escrever sobre moda no Jornal NH e começar a carreira de Hostess ou Relações Públicas. E foi na noite do Underground, em Novo Hamburgo, que me encontrei com mais de 1,5 mil pessoas por noite, durante 10 anos. Lá, criei os primeiros bailarinos, a primeira fila em casa noturna e casei muita gente. Entendi que a diversão deveria ser segura e solicitei a visita dos Bombeiros para confeccionar uma porta de emergência. Isso tudo, antes do acontecido na Boate Kiss. Lembro da ideia do sopão da madrugada, dando sustentação àqueles que tinham se passado na ingestão de álcool e teriam que voltar para casa em segurança. Mais de uma vez chamei e acertei o táxi de muitas meninas, para retornarem seguras às suas casas.
Um dos meus maiores desafios foi inaugurar o shopping de Novo Hamburgo e convencer a todos que aquele prédio fechado por anos deixaria de ser um elefante branco e se tornaria um local de encontros com a diversão.
Nos cursos de modelo, administrados por mim, senti o desejo de meninas atingir as passarelas. Mais de 2 mil jovens acreditaram no meu curso e saíram mulheres prontas para a vida.
Nas páginas da moda, vi quantas coisas boas se fazem por aqui. Nas páginas sociais, pude observar quanto evento tem relevância para se promover e, nas páginas empresariais, acompanhei o desenvolvimento do setor calçadista, a renovação de setores na cidade e o crescimento do Vale do Paranhana. A página no Jornal NH, inicialmente chamada Novo Hamburgo, passou a ter meu nome e assim dar a conhecer a minha percepção deste lugar lindo, com seus bons exemplos e pronto para comemorar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães, trazendo o compromisso com o desenvolvimento desta terra.
Hoje, depois de ter passado muitos meses isolado em um quarto de hospital, quero homenagear a todos que torceram pela minha recuperação e eu só tenho a agradecer. Novo Hamburgo me escolheu e eu escolhi ser feliz aqui.”
Atração do evento, Orquestra Huberto Schmitt Müller mescla arte com projeto social
O regente, diretor artístico e professor de música da OMH, João Antonio Borba, explica que o projeto é mantido pela prefeitura de Três Coroas, por meio da Secretaria de Cultura, e seu objetivo é proporcionar o acesso aos jovens à aprendizagem de instrumentos musicais, de forma gratuita, e se destacar como uma ação social e cultural de relevância na região. Atualmente, informa Borba, o projeto é composto por 120 pessoas, na faixa etária dos sete aos 21 anos. Inclusive, há entre os adolescentes estudantes autistas e com deficiencia auditiva, encaminhados pelos órgãos de assistência de Três Coroas e diretores de escolas.
A orquestra possui um acervo variado de instrumentos, que são emprestados aos estudantes para seus estudos individuais. Nas aulas é ensinado técnicas de violino, viola de arco, cello, contrabaixo, piano/teclado, violão, baixo elétrico, além de teoria musical e percussão.
De acordo com o regente, o grupo trabalha com músicas do erudito ao popular. “Há composições como Andante Festivo, de Jean Sibelius, e Viva La Vida, do Coldplay. Ainda fazemos adaptações de músicas gaúchas, brasileiras e temas de filmes.”
No evento de aniversário de Alejandro Malo a orquestra será composta por 22 jovens instrumentistas e solistas de canto e terá em seu repertório as músicas Fantasia da Nona Sinfonia, de Beethoven, Pequena Serenata Noturna, de Mozart, e Hallelujah, de Leonard Cohen, entre outras. “Agradecemos o convite do Alejandro para participarmos da celebração na Fundação Scheffel e esperamos fazer um concerto muito bonito aos espectadores”, completa Borba.
As homenagens
“Quando comecei a trabalhar na Merkator, Alejandro já estava entre os jornalistas convidados para nos acompanhar nas coberturas. Hoje é um parceiro sempre pronto a defender o setor de calçados dentro de sua conduta de precisão e de transparência. Só posso desejar cada vez mais sucesso para ele.” Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator
”Fico muito feliz em estar ao lado dele nesta data tão importante. Sempre esteve conosco em todas as nossas feiras. É um profissional que engrandece o calçado”. Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos
“Alejandro Malo, 33 anos de jornalismo, mais de 20 anos junto com a Sun Motors, ininterruptamente. O que dá para descrever dele é que é um jornalista por dom, um colunista que junta o colunismo social com a sensibilidade de um cara que convive dentro da sociedade, entregando mais para as pessoas. Um cara que sempre busca agradar e encantar quem está próximo dele. Uma pessoa incansável e que, nesses últimos anos, para mim, é um um herói, um sobrevivente por ter todos os desafios, por se recuperar de problemas de saúde e estar sempre com alegria, com vontade de fazer mais e de viver. Não é apenas um parceiro comercial. Hoje é, sim, um irmão que a vida me deu ao longo desses anos.” Jefferson Furstenau, diretor geral da Sun Motors Kia & Suzuki
“Alejandro Malo é um colunista social que valoriza o protagonismo humano em seus textos e fotos. Ele não se limita a registrar eventos e celebridades, mas busca mostrar as histórias por trás das pessoas, das empresas e das iniciativas que fazem a diferença na sociedade. Com um estilo envolvente e uma sensibilidade fotográfica, ele capta a essência do que há de melhor no jornalismo: gente. São trinta e três anos registrando as transformações sociais, culturais e econômicas do Rio Grande do Sul, sempre com um olhar otimista e inspirador. Alejandro Malo faz do colunismo social um espaço de reflexão, informação e entretenimento, onde o leitor se sente parte de uma comunidade que cresce e se desenvolve junto.” Maribel Silva, diretora do Comercial e Marketing da Beira Rio