FUNDAÇÃO SCHEFFEL
Uma noite de música barroca para transbordar sentimentos
Última atualização: 24/09/2024 20:03
O auditório Adão Adolfo Schmidt, da Fundação Scheffel, recebe, na quinta-feira (26), a Orquestra Lux Sonora com Música Barroca Alemã. A apresentação, que presta uma homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã, inicia-se às 20h30. Com entrada franca, é necessário confirmar presença pelo telefone 3593-6233, e-mail fundacaoscheffel@outlook.com ou pelo Instagram @fundacaoscheffel.
"É música para transbordar sentimentos", define o curador da Fundação Scheffel, Ângelo Reinheimer. O público poderá esperar uma apresentação recheada de sensibilidade, beleza e múltiplos sentimentos. "São peças leves e virtuosistas, sutis e conhecidas", complementa.
O concerto, com duração de uma hora, leva ao espaço histórico do bairro Hamburgo Velho 11 instrumentistas. A orquestra foi criada em 2016 com a proposta de descentralizar e ampliar o acesso à música de concerto.
A direção artística é de Rafael Marques, mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com produção cênica de Cuca Medina e arranjos por Elizander Dutra, Cuca Medina e Jean Lopes.
No palco do auditório, estarão Bruno Santos, Danielle Chaves e Letícia Piasentini, todos com flauta doce; Elizander Dutra (fagote), Priscila de Souza (viola), Rafael Marques (flauta transversa), Luís Guerin e Jéssica Garighan com violino, Jean Lopes (violão), Cuca Medina e Raquel Flores, ambos no canto.
"Sou muito encantado pela Orquestra, composta por jovens músicos, com uma bela carreira e que têm um forte trabalho de pesquisa", acrescenta Reinheimer.
O repertório é composto por músicas de Bach, Händel e Telemann. O curador da Fundação Scheffel explica que as peças do período barroco, marcado pela intensidade, levam à reflexão da importância de viver ao máximo cada dia.
A noite de quinta-feira será a terceira apresentação da Temporada Cultural 2024 da Fundação Scheffel. Até o final do ano ocorrerão mais três espetáculos musicais.
Programa da apresentação da Orquestra Lux Sonora
Georg Philipp Telemann
(1681-1787)
Abertura em Sol menor TWV 55:g5
I - Ouverture
II - Loure
III - Bourée I, II
IV - Menuet I, II
V - Air Angloise
Johann Sebastian Bach
(1685-1750)
Schafe können sicher weiden
da cantata “Was mir behagt, ist nur die muntre Jagd”, BWV 208
Johann Sebastian Bach
(1685-1750)
Erbarme dich, Mein Gott
da cantata “Matthäuspassion”, BWV 244
Georg Friedrich Händel
(1685-1759)
Concerto Grosso Op.6 n°6
em Sol menor, HWV 324
I - Largo Affetuoso
II - Allegro ma non troppo
III - Musette Larghetto
IV - Allegro
V - Allegro
Gottfried Heinrich Stölzel
(1690-1749)
Bist du bei mir, geh ich mit Freuden
da ópera “Diomedes”
Georg Friedrich Händel
(1685-1759)
Guardian Angels, oh, protect me
do oratório “Triumph of Time and Truth”, HWV 71
Johann Sebastian Bach
(1685-1750)
Jesus bleibet meine Freude
da cantata “Herz und Mund und Tat und Leben”, BWV 147