INFRAESTRUTURA
Uma conexão entre o presente e o passado: começam as obras da nova ponte de Dois Irmãos
Além de maior mobilidade, praça, mirante e iluminação prometem um espaço turístico, de valorização do patrimônio histórico
Última atualização: 28/02/2024 16:07
Uma demanda histórica de Dois Irmãos começa a ser atendida com o início das obras, que tem o potencial para ser um novo cartão postal para a cidade.
A construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria iniciou nesta quarta-feira (28). A obra valorizará significativamente a Ponte de Pedra, construída em 1855, que possuí apenas uma pista e até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia.
Conectando o presente ao passado
Na nova estrutura será construído um mirante de concreto com deck de madeira para contemplação da Ponte de Pedra, conectando o presente ao passado, preservando a antiga construção de pedra grés que ligava São Leopoldo à Serra, que além de ser mantida, receberá iluminação especial.
Um costume dos moradores locais, é o hábito de pegar cadeiras de praia e sentar a beira da estrada, para olhar o movimento dos carros. Essa atividade, que geralmente ocorre próximo a BR-166, pode ocorrer com mais segurança, com a praça que ficará ao lado da nova ponte.
"Será construída uma praça, área de descanso e um abrigo para usuários do transporte público. Também serão realizadas intervenções em trechos das ruas Rio de Janeiro e Alberto Rübenich", informa o secretário de Planejamento e Sustentabilidade, João Jordan da Silva.
Resistência de ponte rodoviária
Após os incidentes ocorridos nas enchentes, que mostraram a importância de estruturas resistentes a qualquer intempérie, a nova ponte será construída em concreto armado e peças pré-moldadas e terá capacidade para 45 toneladas de carga, a mesma padronizada para rodovias.
A pista da ponte terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura.
Turismo e desenvolvimento local
Além de melhorar significativamente o fluxo de trânsito, a nova ponte está estrategicamente posicionada para impulsionar o turismo e o desenvolvimento local.
Ligando o Centro aos bairros São João, Vila Rosa e Travessão, a ponte facilitará o acesso a empreendimentos turísticos e de lazer, ao Distrito Industrial e a uma área de terras planejada para abrigar um Centro de Inovação e um Complexo de Turismo.
O prefeito Jerri Meneghetti destaca a importância histórica e prática da obra, que não só aliviará o congestionamento urbano, mas também preservará o patrimônio histórico da Ponte de Pedra.
Com iluminação especial e um espaço dedicado para fotos, a nova ponte pode se tornar um ponto turístico de destaque, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de apreciar a história e a beleza natural de Dois Irmãos.
Para o secretário de Planejamento e Sustentabilidade, a obra vai além do aspecto estrutural: "Esta ponte representa não apenas uma solução para o tráfego, mas também um marco para o desenvolvimento. Com a integração de novas áreas e o estímulo ao turismo, estamos investindo no futuro da cidade".
Valorização do patrimônio
Para o prefeito Jerri Meneghetti, a nova ponte é uma conquista histórica que trará benefícios imediatos para a mobilidade urbana e o turismo local.
Essa ponte vai dar a fluidez necessária para ligar regiões importantes do município. Além disso, ela vai preservar o patrimônio histórico da Ponte de Pedra, tornando-a mais acessível e valorizada como ponto turístico", ressalta o Jerri.
O prefeito enfatiza ainda o potencial da nova estrutura para atrair visitantes e proporcionar uma experiência turística mais enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Dois Irmãos.
Segurança e a mobilidade
Ao abordar as questões relacionadas ao fluxo de veículos durante a construção, o secretário João destaca a importância de minimizar os impactos para os cidadãos.
“As partes mais complicadas da obra, teremos que fazer intervenções, que podem afetar o fluxo de veículos. Mas com a conclusão dessa obra melhorará muito o tráfego de carros e pedestres, pois a ponte terá duas pistas e área para os pedestres passarem com segurança, o que, na atualidade, não é uma realidade", disse ele.
Investimento municipal em infraestrutura
A empresa responsável pela construção da ponte é J Bastian Engenharia, com sede em Porto Alegre e que tem participação na obra da primeira ponte do Guaíba na capital gaúcha. A estimativa para conclusão da obra da ponte é de oito meses.
O investimento na construção é de R$ R$ 7.800.473,99 viabilizados pelo Município de Dois Irmãos, por meio do Programa Badesul Cidades Infraestrutura da agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.