Está encerrando o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com máximo de desconto. O motorista que quitar o imposto dos veículos emplacados no Rio Grande do Sul até esta quinta-feira (28) terá desconto de 6% e também não incorrerá na variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), estimada em 10,53%.
Mas não é só isso. As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. A soma de todos os descontos máximos disponíveis pode gerar uma redução de 28,06% sobre o valor total do IPVA.
Para garantir todos os benefícios, a quitação deve ser realizada em cota única. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, 1,6 milhão de proprietários de veículos serão beneficiados.
Para pagar o imposto é necessário ir a uma agência do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos. Ou ainda via PIX com QR Code gerado através do aplicativo IPVA RS ou pelo site da receita. O desconto é realizado de forma automática.
Outras opções
Quem optar por quitar nos primeiros meses do ano também garantirá vantagens. Até 31 de janeiro, haverá 6% de desconto; quem pagar até 29 de fevereiro terá redução de 3%; e até 31 de março, de 1%. Nessas opções, haverá atualização pela variação da UPF. Há ainda a opção de pagamento parcelado em até seis vezes com respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março.
Se o proprietário optar pelo parcelamento, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas, para isso, precisa fazer a adesão ao sistema ainda no mês de janeiro.
Quem ainda optar por não fazer antecipação ou parcelamento terá até abril para quitar o imposto, conforme o final da placa:
• Final 1 ou 2: 24/04/2024
• Final 3 ou 4: 25/04/2024
• Final 5 ou 6: 26/04/2024
• Final 7 ou 8: 29/04/2024
• Final 9 ou 0: 30/04/2024
LEIA TAMBÉM