Quem ainda não visitou a 17ª Feira do Mel, Rosca e Nata tem só mais até as 18 horas desde domingo (7) para aproveitar as atrações que o evento proporciona. As atividades ocorrem no Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
O frio na casa dos 10°C registrado na manhã de hoje foi um convite a mais para os turistas aproveitarem as opções gastronômicas preparadas na hora, como as estrelas da festa: as roscas. Assadas durante o evento, elas conquistavam os visitantes pelo olfato. “Impossível sentir esse cheirinho e resistir”, afirma a funcionária pública Vicência Eli Weber.
Acompanhada da filha, Marla Weber, 33, ela chegou cedo para garantir o sabor que é unanimidade na família. “A rosca de chocolate não pode faltar. Combina com tudo, café, chimarrão, é uma delícia”, pontua Marla.
Moradoras de Ivoti, elas garantem que a diversidade de produtos disponibilizada na feira é o diferencial que atrai turistas de toda região. “Dos seis dias de festa, viemos em quatro, porque realmente tudo é ótimo, os produtos são de extrema qualidade, com o diferencial de comprarmos direto do produtor”, completa Marla.
Com ampla área coberta, a chuva que insistiu em cair durante toda a manhã não foi problema para quem visitou a festa. Moradores de Novo Hamburgo, o casal Tereza da Silva e Milton da Silva, ambos de 57 anos, afirmam que a chuva e o frio formaram o pacote completo.
“O clima está perfeito para vir para cá, a gente sempre vem”, disseram. “Já comprei rosca tradicional e a de torresmo, além de língua e queijo colonial”, elencou Tereza enquanto mostrava os produtos a recém-adquiridos nas sacolas. “O café da tarde está garantido”, completou Milton.
Ao longo desta semana, informa a Secretária de Turismo, Esporte e Cultura, ocorrerá uma reunião de avaliação entre os representantes dos expositores e a comissão organizadora do evento. O objetivo é obter informações precisas sobre os resultados. Mas antes do balanço final, o clima era de otimismo entre os expositores.
“Superou nossas expectativas, acredito que, em relação ao ano passado, nossas vedas tenham aumentado de 5 a 10%”, avalia Deise Gums, membro da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi).
Atrações
Os visitantes também podem conferir a Trilha do Mel no Caminho das Abelhas e receitas preparadas na hora, como as roscas assadas durante o evento e o tradicional waffle holandês. Também tem o passeio do Trenzinho Rosquito.
O público pode conferir comercialização de mel e derivados, panificados, laticínios, produtos coloniais, agroecológicos, agroindustriais, flores, folhagens, artesanato e bebidas artesanais.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags