No encerramento da 2ª Páscoa em Ivoti, os eventos culturais e gastronômicos culminaram em um domingo repleto de atividades na Vila Germânica dos Coelhos e no Memorial Cultural da Páscoa.
O Núcleo de Casas Enxaimel esteve lotado na tarde de hoje, com pessoas de todas as idades curtindo e fotografando toda a decoração temática, com centenas de ovos pintados e espalhados por toda a extensão da Rua da Cascata.
Entre os locais mais visitados, estava a Toca Móvel, onde as crianças faziam filas para tirar fotos com o Pascoalito, mascote da Páscoa em Ivoti. Também com muita procura, estavam às oficinas de confecção do Osterbaum e Pintura de Rosto, onde os coelhinhos contavam histórias e, em seguida, ensinavam os pequenos a confeccionarem os próprios ovinhos com bastante tinta, glitter e, principalmente, muita criatividade.
Entre os participantes, estava Tiago Ramos, 40 anos, que ajudava o filho Noah, de 1 ano e 9 meses. “Tudo é muito novo pra ele, porque é a primeira Páscoa que ele está vivendo de fato, na outra ele era muito pequeno. Então ele está curtindo bastante, viemos de Caxias do Sul e estamos passando o dia inteiro aqui”, disse o pai.
Outra família que veio de longe, Cachoeirinha, foi a de Letícia Hanes, 36, e Alexandre Rocha, 42. Os dois trouxeram os filhos Estela, 2, e Renato, para aproveitar o domingo. “Nós já fomos nas feiras, levamos eles nos brinquedos, tomamos chamarão, e agora trouxemos eles para essas oficinas”, disse Alexandre.
O lúdico também apareceu durante o Cortejo Orquestra de Brinquedos. Itinerante, os soldadinhos marcharam por todo o núcleo tocando suas músicas e, conforme passavam, mais crianças os seguiam querendo fazer parte da tropa de brincadeiras.
O que público encontrou no evento
Na Vila Germânica dos Coelhos, o Núcleo de Casas Enxaimel recebeu uma variedade de atrações, incluindo a Trilha Pascoalina, confecção da Osterbaum e o emocionante cortejo da Orquestra de Brinquedos, além da apresentação teatral “A Máquina da Páscoa”. A Feira de Páscoa, que ocorreu todos os dias da festividade, encantou os visitantes com artesanato e produtos coloniais.
Enquanto isso, no Memorial Cultural da Páscoa, na Colônia Japonesa, a tradicional Feira da Colônia Japonesa se encheu de atmosfera pascal com o Comboio de Páscoa e a apresentação do Quarteto Tao.
O último dia da celebração também contou com uma ampla variedade gastronômica, que incluía desde roscas, cucas e hambúrgueres até salame de chocolate, satisfazendo os paladares mais exigentes.
LEIA TAMBÉM