A Ulbra está entre as 20 melhores universidades privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. A universidade ocupa a 18ª posição geral, dentre 203 universidades públicas e privadas de todo o País, que participaram do ranqueamento na edição 2023. Pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação são os indicadores avaliados.
Dentre os cursos, Odontologia ocupa o 6º lugar geral, liderando o ranking no Rio Grande do Sul entre as universidades privadas. O curso de Medicina, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, está em segundo lugar entre as particulares gaúchas, mesma colocação da Medicina Veterinária.
As graduações de Biologia e Letras também ocupam a segunda posição no ranking das instituições privadas do Estado.
Além das boas colocações no ranking nacional, a Ulbra alcançou a nota 5, nota máxima, no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação.
Investimentos
O reitor da Ulbra, Thomas Heimann, associa os resultados positivos aos investimentos em políticas acadêmicas e de gestão, que vêm sendo feitas ao longo dos últimos anos.
Entre as ações apontadas por Heimann estão o modelo multicampi, a construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o fortalecimento de um Programa de Educação Corporativa. “A consolidação da proposta pedagógica baseada em competências, por exemplo, está profundamente alinhada com o mercado profissional e foca no protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, tendo na figura do professor um mediador deste processo, o que também contribui para estes resultados.”
Olhar para inovação
Heimann ressalta o olhar voltado para o ecossistema de inovação que, cada vez mais, se torna o foco da universidade.
“Na área da inovação a Ulbra busca não apenas uma interação, mas uma indissociável conexão entre a sociedade civil, órgãos públicos e o mundo empresarial (indústria e comércio) que, juntas, promovem o desenvolvimento social e econômico das regiões onde a Ulbra se faz presente”, completa.
O reitor diz que, a partir de um modelo multicampi, onde a Ulbra está espalhada por diferentes regiões do Estado, a instituição cumpre a tarefa de estar a serviço das comunidades. “Assim, exerce o seu papel transformador de vidas e realidades sociais, a partir de uma educação de qualidade, formando profissionais com perfil empreendedor, criativo, técnico e ético, que atuam para o bem de indivíduos e da sociedade.”
LEIA TAMBÉM