Meio ambiente

Tucano e bacurau são resgatados pela Guarda em São Leopoldo

Animais foram encaminhados ao Ibama pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo

Publicado em: 29/10/2024 16:05
Última atualização: 29/10/2024 16:06

Duas ocorrências de resgate de animais considerados exóticos encontrados em meio à área urbana de localidades na zona norte de São Leopoldo mobilizaram nos últimos dias o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo.

A primeira foi na sexta-feira (25), quando o GDA da Guarda foi acionado por moradores da Vila Glória, no bairro Scharlau, para o resgate de uma ave identificada inicialmente como "um filhote de falcão" e que estava ferida.

Bacurau (também conhecido como dorminhoco) foi encontrado ferido no bairro Glória, em São Leopoldo, e encaminhado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo ao Ibama Foto: Divulgação/GCM

Após análise, a equipe da Grupamento constatou que se tratava de um bacurau, também conhecido como curiango ou mede-léguas e, localidades gaúchas, também como dorminhoco (pela sua capacidade de ficar "camuflado" e imóvel em tocos de árvores e cercas). 

CONFIRA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

A ave apresentava uma perfuração na coluna, segundo os agentes da Guarda, possivelmente causada por um rifle de chumbinho. A equipe do GDA prestou os primeiros socorros à ave e a encaminhou ao Ibama.

Já na segunda-feira (28), a ocorrência foi no Boa Vista. Um tucano-de-bico-verde foi resgatado por moradores, que acionaram o o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de São Leopoldo para encaminhar o animal.

Tucano-de-Bico-Verde foi resgatado por moradores no bairro Boa Vista, em São Leopoldo, e encaminhado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo ao Ibama Foto: Divulgação/GCM

SAIBA MAIS: Montagem da São Leopoldo Fest altera trânsito na Avenida Dom João Becker a partir desta terça-feira

As aves são encaminhadas ao Ibama, em Porto Alegre, para avaliação e cuidados profissionais, sendo após analisado os seus destinos, que, normalmente, caso não haja uma lesão mais grave, é o retorno a espaços naturais.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE JORNAL VS NO WHATSAPP e recebe alertas de notícias de São Leopoldo 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas