abc+

REGIÃO METROPOLITANA

Três dias de verão antes da chuva e da volta do frio

"Veranico de maio" traz dias ensolarados e temperaturas na casa dos 30°C na região metropolitana

Taís Forgearini
Publicado em: 24/05/2023 às 18h:22 Última atualização: 26/03/2024 às 17h:20
Publicidade

Característico por temperaturas acima da média e tempo seco, o “veranico de maio” traz elementos de verão para a região metropolitana até sexta-feira (26). Com temperaturas na casa dos 30°C, a tarde de terça-feira (24), em Canoas, foi marcada por sol e céu azul com poucas nuvens.

As quadras esportivas e os aparelhos de exercícios ao ar livre do parque Getúlio Vargas registraram aumento no fluxo de pessoas.

Pedro Henrique aproveitou o dia para praticar esportes



Pedro Henrique aproveitou o dia para praticar esportes

Foto: PAULO PIRES/GES

Segundo a meteorologista Estael Sias, da Metsul, o fenômeno ocorre devido ao bloqueio atmosférico que gera uma massa de ar seco. “Nos últimos dias, houve o bloqueio da frente fria, isso faz com que tenhamos dias de tempo firme e temperaturas mais elevadas do que o normal para o outono”, explica.

O estudante Pedro Henrique Corrosky Casagrande, de 17 anos, aproveitou o dia ensolarado para treinar basquete na quadra do parque Getúlio Vargas. Vestido com camisa regata e bermuda, o jovem conta que o protetor solar e a água foram as principais aliados. “O sol está forte, está parecendo verão. Procuro manter a hidratação e me proteger do sol.

Pedro revela que prefere o verão. “Estou feliz com esse veranico. Temperaturas mais altas é sinônimo de roupas mais leves, mais movimento nas ruas. Muito frio e chuva é ruim para fazer exercícios ao ar livre. Tenho jogado diariamente aqui na quadra, por não ser coberta, quando chove é um dia a menos de treino”, enfatiza.

Para celebrar o dia, o jovem morador do bairro Marechal Rondon, levou uma caixa de som para escutar músicas de rap e hip hop enquanto praticava os arremessos. “A música ajuda a dar um ‘gás’ em qualquer esporte. Quero aproveitar ao máximo esses poucos dias de calor e tempo firme”, conclui.

A administradora Ana Bel, de 61 anos, diz que prefere as estações intermediárias, outono e primavera. “Até 30°C ainda é aceitável. Esse veranico está bom. Fiz minha caminhada de 3,5 km de casa até o parque. Depois fiz jump e funcional. Os extremos, calor e frio, são ruins para fazer atividade física”, salienta.

Ana conta que tem o hábito de fazer caminhadas e corridas. “Estou preocupada com fim de semana. No domingo tenho 24 km para correr em Porto Alegre. Espero que o evento não seja cancelado de novo por causa da chuva”, finaliza.

Mudança no tempo

Os dias de sol e calor estão contados. No sábado (27), o tempo muda. Conforme a previsão da Metsul Meteorologia, o fim de semana será marcado por brusca mudança climática. “Teremos a chegada de uma frente fria que vai trazer chuva com possibilidade de temporal em Canoas e outros municípios da região metropolitana”, destaca Estael Sias.

Segundo a meteorologista, o volume maior de chuva será no sábado. A instabilidade e umidade seguem no domingo (28), porém o destaque será para o frio, com temperaturas mais baixas e vento forte.

Fim de semana

As temperaturas podem despencar cerca de 10°C entre a sexta-feira e o sábado. Em Canoas, a máxima de 31°C passa para 23°C, e no domingo, a previsão aponta máxima de 17°C. Para o fim semana, o acumulado de chuva previsto é de pouco mais de 16 milímetros.

Em Novo Hamburgo, o volume de chuva será maior, cerca de 25 milímetros e temperaturas entre 12 e 21°C.

Em São Leopoldo, a média de chuva será de 14 milímetros, com temperaturas entre 14 e 23°C.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade