Três ciclones extratropicais em dois momentos diferentes desta semana, que tem feriadão sexta (21), sábado (22) e domingo (23), vão empurrar ar frio para o Sul e parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. O Rio Grande do Sul poderá ter mínimas perto de 0°C, adianta a MetSul Meteorologia.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, neste começo de semana a influência do ar frio será menos abrangente. As temperaturas despencam na segunda metade da semana.
O primeiro dos três ciclones se formou neste domingo (16) sobre o Atlântico Sul, no litoral argentino, na altura da Patagônia. Diretamente não teve influência no tempo no Sul do Brasil, mas já começou a empurrar ar mais frio em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul.
O segundo ciclone começa a se formar nesta segunda-feira (17) na costa do Rio Grande do Sul a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão que trouze instabilidade para boa parte do Estado. Conforme Estael Sias, “será o segundo motor que garantirá o ingresso de ar mais frio nas próximas horas no Sul, no Centro e no Oeste gaúcho”.
Um terceiro ciclone deve se formar quarta-feira (19) entre as costas norte da Argentina e do Uruguai. “Este centro de baixa pressão será o motor definitivo para impulsionar ar mais frio para o Sul do Brasil e que chegará também ao Sudeste e ao Centro-Oeste”, adianta a meteorologista.
Segundo a MetSul, este ciclone da segunda metade da semana vai atuar em alto mar com pressão atmosférica ao redor de 990 hPa, assim não será um sistema muito profundo. Mas será suficiente para advectar o ar mais frio para latitudes menores no território brasileiro.
O campo de vento intenso deste ciclone vai ficar sobre o mar, mas o ingresso do ar mais frio na metade da semana no Rio Grande do Sul e na sequência em outras regiões pode ser acompanhado de vento moderado com rajadas em setores próximos da costa tanto do Sul como do Sudeste entre quarta e quinta.
LEIA TAMBÉM