TRANSPORTE PÚBLICO

Trensurb volta a cobrar passagem e anuncia previsão para retomar circulação até Porto Alegre; confira detalhes

Recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô foi anunciada nesta segunda-feira

Publicado em: 08/07/2024 20:01
Última atualização: 08/07/2024 20:11

Desde que as estruturas da Trensurb foram atingidas pela enchente, em maio, a operação do metrô sofre com restrições. No momento, os trens operam somente entre as estações Canoas e Novo Hamburgo. Contudo, a empresa informou nesta segunda-feira (8) uma possível data para retomada da circulação por completo.


Trensurb volta a cobrar passagem e anuncia previsão para retomar circulação até Porto Alegre; confira detalhes Foto: Trensurb/Divulgação

O plano de recuperação da Trensurb ressalta que a meta principal é fazer com que os trens voltem a fazer o trajeto entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até o dia 20 de setembro. Posteriormente, a previsão é que o transporte reincorpore no trajeto a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro.

O planejamento, no entanto, ressalta que nestas datas os trens ainda circularão com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens, "mas com todas as garantias de segurança".

Para a recuperação da Trensurb e a retomada da operação plena, a empresa afirma que, segundo levantamentos técnicos, são necessárias as execuções de 55 projetos, o que totaliza um investimento de cerca de R$ 273 milhões.

"Esses projetos preveem a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos. No momento, o principal fator para permitir a ampliação da operação é a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia", informa a companhia. Duas das cinco subestações da empresa (Farrapos, em Porto Alegre, e Fátima, em Canoas) ficaram alagadas durante a enchente, o que causou danos permanentes em equipamentos de alta tensão.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Além disso, será necessário arrumar cabines de proteção e recuperar a via permanente. O trabalho de recuperação deverá ser realizado em um trecho de cerca de 22 quilômetros de trilhos, o que resulta na necessidade de substituição de até 16,7 mil dormentes.

"Muitos dos projetos de recuperação são de longo prazo e a ampliação da circulação dos trens depende de seu ritmo de execução. Com base na capacidade de execução desses projetos é que foram estabelecidas as datas tidas como metas para a ampliação dos trechos em operação", reforça a Trensurb.

Retomada da cobrança

A partir de sábado (13), a Trensurb volta a efetuar a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50. A retomada acontece após a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô.

O valor dará aos usuários direito de utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem pagamento adicional. O custeio dos ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao Centro da capital ficarão sob responsabilidade da empresa metroviária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas