Na noite desta quarta-feira (18), a Trensurb realizou mais um teste para a retomada da operação até Porto Alegre. A partir de sexta-feira (20), serão retomadas as viagens entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, na zona Norte da Capital.
Com isso, será finalizada a ação de transbordo que atualmente acontece na estação Mathias Velho, em Canoas. Contudo, os passageiros seguirão tendo ônibus gratuitos, fretados pela Trensurb, para finalizar a viagem entre a a Farrapos e as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, todas em Porto Alegre, que ainda não tem previsão de retomada.
Além da Farrapos, a operação também será retomada nas estações Fátima e Niterói, em Canoas, juntamente com Anchieta e Aeroporto, estas duas também em Porto Alegre.
Fechada desde o dia 3 de maio em razão das enchentes, a estação Farrapos chegou a ficar embaixo da água. Mas diferente do que aconteceu no caso das outras três que seguem fechadas, na Farrapos e Anchieta, os trilhos do trem não foram afetados, já que a plataforma do trem é elevada nestes locais. Mesmo assim, as operações foram inviabilizadas já que os equipamentos de catraca e cobrança foram atingidos pelas águas, tendo que ser trocados em sua maioria.
Teste quase não saiu
Uma tentativa de roubo de cabos elétricos na rede aérea de energia quase impediu o teste nesta quarta. Pela manhã os ladrões tentaram furtar os cabos de energia no trecho entre as estações São Pedro e Rodoviária.
Veja também: VÍDEO: Veja curiosidades sobre a participação de gaúchas no Miss Brasil
Seguranças da Trensurb conseguiram impedir o furto, mas mesmo assim os ladrões chegaram a romper o suporte da rede em três pontos. Mesmo assim, a situação não deve afetar a retomada do atendimento prevista para sexta.
Aeromóvel segue parado
De acordo com a Trensurb, o aeromóvel que faz a ligação com o Aeroporto Internacional Salgado Filho ainda não poderá retomar a operação. Isso acontece porque a estrutura ainda não permite que se leve energia elétrica até o local para realizar a operação.
LEIA TAMBÉM